09/06/2010 11h53 - Atualizado em 05/01/2017 15h10

Jovens, cultura e tecnologia na exposição de Beatriz Milhazes

Três jovens, antenados com cultura e tecnologia, estão levando toda a alegria e sutileza das obras da artista plástica Beatriz Milhazes para o universo das redes sociais. Sob a coordenação da professora Aparecida Torrecillas, os estudantes de publicidade e propaganda da UVV, Hid Saib, Camila Gabriel e Lanny Lube, o primeiro com 22 e os demais com 20 anos, colocaram no ar o blog milhazesnomaes.blogspot.com. Além disso, eles mantêm a conta @maes_a_mil no twitter e também canais no Flickr e o YouTube.

A comunicação online da exposição "Beatriz Milhazes: Gravuras" foi denominada "Maes na Rede". Através dela, o internauta tem a possibilidade de mergulhar nas obras expostas da grande artista carioca e interagir com atividades paralelas à mostra. O blog, por exemplo, oferece informações sobre a artista e respectivas obras, vídeos e fotos de making-of da montagem da exposição, vídeos de depoimentos da própria Beatriz, do curador, Ivo Mesquita, da secretária de Estado da Cultura, Dayse Lemos, entre outros. A abertura da mostra, bem como a primeira palestra do ciclo que acontecerá ao longo da mostra, foram transmitidos ao vivo por meio desse canal.

Jáo twitter é usado para manter os seguidores a par das atividades que serão realizadas durante o período da exposição, como encontros e palestras.

"Para os alunos tem sido uma experiência nova, pois eles estão lidando com um universo diferente, relacionado à arte e cultura. Eles ainda têm trabalhado bastante com a produção audiovisual que é postada no blog", diz Aparecida.


Exposição
Quase 500 pessoas foram apreciar as obras da artista plástica Beatriz Milhazes nos seis primeiros dias de exposição, no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). Todo colorido e a alegria presente nas gravuras vão estar em cartaz até o dia 29 de agosto, com entrada franca. Para visitas em grupo, o agendamento pode ser feito através do site www.secult.es.gov.br. 

A mostra reúne um conjunto de 17 gravuras do acervo da Pinacoteca do Estado de São Paulo. São trabalhos produzidos entre 1997 e 2007, doados para a instituição pela artista e pela Durham Press, na Pensilvânia, nos Estados Unidos, onde Milhazes participou de um programa de residência artística.

Em paralelo, também no Maes, é realizada a exposição "Dionísio Del Santo: Serigrafia", com nove obras do artista capixaba, que fazem parte do acervo do próprio Museu. São todas serigrafias integrantes de séries que inicialmente dialogam com a Optical Art, além de gravuras elaboradas com matriz espontânea.

A mostra é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) em parceria com o Instituto Sincades.

SERVIÇO
Exposição "Beatriz Milhazes: Gravuras"
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631, Centro, Vitória - Espírito Santo
Lançamento: 01 de junho, às 19 horas
Período: 02 de junho a 29 de agosto
Horário: Terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas
              Sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Agendamento para visitas mediadas de grupos: www.secult.es.gov.br
Clicar em: Espaços culturais à Maes à Setor Educacional à Agendamento
Entrada franca


Realização:
Secretaria de Estado da Cultura

Parceria:
Instituto Sincades

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard