25/02/2013 13h18 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

José Carlos Mattedi lança seu primeiro romance

25/02/2013
No próximo dia 5 de março, o jornalista e escritor capixaba José Carlos Mattedi lançará seu primeiro romance, a obra infantojuvenil "O Mensageiro do Vento". A cerimônia será na Biblioteca Pública Estadual, na Praia do Suá, às 19 horas.

O livro é a nona publicação de Mattedi e traz a jornada de um menino-herói envolvendo espiritualidade, afeto, medo, confiança e ação. Carregada de aventura, a obra de cunho espiritualista ressalta aspectos da cultura brasileira ao reunir personagens da mitologia nacional, como o saci e o curupira, além de bruxas, serpentes e castelos, símbolos do imaginário coletivo universal.

Além disso, o enredo transmite diversas mensagens de defesa à natureza e aos valores essenciais da vida, como gratidão e amizade. Segundo o autor, esse é um livro de iniciação, que retrata o fim da inocência e apresenta os caminhos do crescimento.

"O Mensageiro do Vento" é um livro que incita o pequeno leitor a arriscar e lidar com seus conflitos e medos. "É um acervo de experiências emocionais, é uma reação ao pessimismo e ao desânimo, um ato de confiança na potencialidade juvenil.", conta Mattedi.

O livro tem o patrocínio da Lei Rubem Braga/PMV e a renda obtida com a sua venda será destinada a instituições de caridade. O exemplar pode ser adquirido nas livrarias Logos.

A História

Na narrativa, um garoto recebe uma difícil missão: levar o adorno mágico até um local sagrado (Itaúnas). Acompanhado de um fiel escudeiro, o menino depara-se, em sua caminhada, com vários desafios, cujas soluções implicam aprendizado e sabedoria. Nesta jornada, o pequeno herói vivencia a perda da inocência, às vezes dolorosa, mas que é absorvida como uma transformação positiva. Durante o trajeto, o personagem passa por diversas provas: perde-se na floresta e no labirinto, e tem que aprender a lidar com o abandono (perda da mãe) e o medo.

A história começa no sul da Bahia e termina no norte do ES, no vilarejo de Itaúnas. Em 1997, o autor fez a mesma caminhada para vivenciar a jornada do personagem: Arraial D'Ajuda - Itaúnas, fato que, na época, rendeu três páginas no Caderno de Turismo de A Gazeta. O folclorista Hermógenes Lima Fonseca (1916-1996), nascido em Conceição da Barra, é um dos personagens do livro - ele conta toda a história da antiga Vila de Itaúnas, que foi coberta pelas dunas. E a igreja, também soterrada, é peça chave no fechamento do romance.

O Autor

O jornalista e escritor José Carlos Mattedi nasceu em 1961, em Vitória-ES. Membro do Instituto Histórico e Geográfico do ES e da Academia Espírito-Santense de Letras, trabalhou nos principais veículos de comunicação do Espírito Santo, inclusive como correspondente em Brasília. Atualmente, é jornalista concursado do Porto de Vitória.
Como escritor, publicou os seguintes livros: Intuições (1987); Mestres da Dor (1996); A Guerra dos Brinquedos (2002); Praia do Suá (2003); Anjos e Diabos do Espírito Santo - Fatos e personagens da História capixaba (2004); História da Imprensa Oficial do Espírito Santo (2005); Cartas de Contos Infantis(2009); Aspectos Históricos da Imprensa Capixaba (2010 - coautor); O Mensageiro do Vento (2013).

Serviço:
Lançamento do Livro "O Mensageiro do Vento", de José Carlos Mattedi