15/09/2010 07h34 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Jornalismo Cultural é tema de palestra no Centro de Referência da Juventude

A fim de aprofundar o debate sobre o jornalismo como um meio de difusão da cultura e não apenas como um instrumento informativo, nesta quinta-feira (16), o Laboratório de Jornalismo Cultural do Centro de Referência da Juventude (Labjor-CRJ) oferece ao público a palestra "Forças e Formas do Jornalismo cultural", no próprio CRJ, às 19h.

A palestra é aberta ao público e abordará a potência considerável das forças e das formas do jornalismo para que se possam pensar e debater os usos e as finalidades da prática jornalística, seja num contexto geral, seja num domínio mais específico, como é o caso do jornalismo cultural. Ministrada por Orlando Lopes, poeta, doutor em Literatura Comparada pela UERJ e consultor de Implementação do Labjor-CRJ.

Um dos principais objetivos é recuperar e fortalecer certos traços do jornalismo que acabaram se enfraquecendo e perdendo espaço no contexto da comunicação de massa. "É fundamental discutir modos de ampliar a rede de cobertura e difusão dos conteúdos produzidos para refletir a diversidade cultural capixaba, principalmente num momento em que o Estado se mostra fortalecido e o Governo se põe em processo de transição" observa Orlando.

Retomados o desenvolvimento econômico e o social, cabe agora retomar os esforços pelo desenvolvimento cultural de um Estado constituído como um arquipélago de comunidades relativamente isoladas entre si, formando grupos e regiões autônomas por um lado e com frágeis redes de trocas culturais, por outro. Analisar essas fragilidades e propor novos elementos (não necessariamente novos veículos de comunicação) que fortaleçam a comunicação dedicada à Cultura é o objetivo do Laboratório.

O LABORATORIO

O Labjor-CRJ é um projeto fruto de uma parceria colaborativa firmada entre o CRJ e a Terceira Margem Consultoria. Além de palestras, o Laboratório editará conteúdos para distribuição em redes de relacionamento e publicações abertas a pautas culturais, além de editar mensalmente um Guia com a programação cultural da Grande Vitória (a partir de outubro). O objetivo é formar um núcleo que amplie as fontes de cobertura das editorias culturais em veículos jornalísticos impressos e digitais capixabas, e que promova debates sobre a produção do jornalismo cultural no Estado. O Laboratório é formado por Colaborador@s que passaram por um processo de seleção e por Voluntári@s, pessoas interessadas de participar pontualmente das atividades realizadas.

O Labjor aceitará voluntários que poderão participar dos encontros, contribuir com textos para a publicação e participar das atividades de formação editorial. Desse modo, ponderam seus idealizadores, ampliará a visibilidade editorial aos participantes por meio de parcerias com jornais, revistas e blogs interessados em manter a cobertura de pautas culturais.

SERVIÇO

Palestra "Forças e Formas do Jornalismo cultural"

Quando: 16/09/10, às 19h

Onde: Centro de Referência da Juventude (CRJ), localizado na Avenida Vitória, 1320, Ilha de Santa Maria.

Mais informações: (27) 3132-4042
www.terceiramargem.ning.com


A entrada é gratuita, mas a quantidade de vagas é limitada. Não serão feitas reservas, exceto para os Colaborador@s e Voluntári@s do Labjor-CRJ.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard