11/03/2013 11h21 - Atualizado em
05/01/2017 14h32
Jô Drumond lança dois livros na Biblioteca Publica Estadual

11/03/2013
A poeta, escritora e professora Jô Drumond lança duas publicações na próxima quarta-feira (13/03). Os volumes são um ensaio literário chamado "As Trilhas da Derrisão" e o livro "Tracelim". O lançamento das obras será às 19 horas na Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, na Praia do Suá, em Vitória.


O livro se abre com um denso conto, "Simplesmente Maria", que obteve o 1º lugar num concurso interno da Academia Feminina Mineira de Letras. A segunda parte se descortina com uma incursão pelo igapós e igarapés na Amazônia inundada, e a terceira se inicia com uma flânerie poética pela praia de Camburi, alternando mergulhos do olhar na imensidão azul e o registro das belezas locais. O livro é encerrado com uma leve crônica de memórias de infância. Tais minudências ou minúcias correspondem a retratos da vida tirados aqui, ali e acolá. Têm como pano de fundo os mais diversos cenários e como temática um colorido leque de acontecimentos.
A autora
Jô Drumond (Josina Nunes Drumond) é professora, pesquisadora, tradutora juramentada, artista plástica, escritora e poeta. Fez o pós-doutorado em Literatura Comparada, na UFMG. É doutora em Comunicação e Semiótica (Puc/SP) e mestre em Estudos Literários (Ufes). É pós-graduada em Artes (Ufop) e em Literatura (Ufes). Graduou-se em Letras (UFMG), Língua, Literatura e Civilização Francesas (Univ. de Nancy - França), e Artes Plásticas (Ufes). É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo e de três Academias de Letras: Academia Espírito-santense de Letras, Academia Feminia Espírito-santense de Letras e Academia Feminina Mineira de Letras. Tem publicações em antologias, em revistas de pós-graduação, em anais de congressos nacionais, internacionais e na Internet. Tem poemas e contos premiados nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo e Minas Gerais.
Livros Publicados:
Poemas: Charneca; Filigranas Poéticas.
Contos e crônicas: Memória Peregrina; Tearte; Trancelim.
Ensaios literários: As dobras do sertão; Solimultidão; O Solitário de Itapemirim; As trilhas da derrisão; Ecos do sertão: sertões
Traduções do português para o francês: Le vent de l?autre nuit; Vivier du silence
Organização de antologias: Textos e tramas: ecos da terra capixaba; Clepsidra
Serviço:
Lançamentos dos livros "As Trilhas da Derrisão" e "Tracelim", da escritora e professora Jô Drumond.
Local: Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo, na Praia do Suá, em Vitória.
Horário: 19 horas
ENTRADA FRANCA
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br /imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br