01/11/2011 09h06 - Atualizado em 05/01/2017 15h45

Jace Theodoro lança "Agudas & Crônicas" em Muqui

Premiado pelo edital de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que contemplou autores estreantes, o livro "Agudas & Crônicas" do jornalista e cronista Jace Theodoro, será relançado em Muqui, cidade natal do escritor, neste sábado (05). Um show do grupo de chorinho de Tião Oliveira animará o coquetel oferecido no Teatro Neném Paiva, a partir das 19 horas. A entrada é franca e a distribuição dos livros terá caráter beneficente. Os exemplares serão trocados por fraldas geriátricas, que serão doadas para o abrigo dos idosos da cidade.

Crônicas geralmente servem à primeira pessoa e é assim que Jace se apresenta ao leitor, como protagonista da própria história que pode ser a história de todos nós. São textos leves, como pede o estilo literário, que misturam humor, crítica e reflexão. "Agudas & Crônicas serve como uma espécie de catarse do que sou, como penso e para onde imagino que o mundo deva seguir", contou o autor.

E completou: "Todos nós pertencemos ao mesmo fio da história, só que uns vão para o mesmo lado do labirinto, outros seguem para o lado oposto e há aqueles que se perdem. Espero que todos os leitores se encontrem ou se percam de vez nos textos do livro. E fazer esta festa na minha cidade tem o sabor de volta do filho pródigo. Muqui me deu régua e compasso para ser cidadão do mundo".

A obra tem prefácio da jornalista Leda Nagle, apresentadora do programa Sem Censura. "Leda é uma espécie de madrinha profissional, que sempre deu o maior incentivo aos meus textos e, sobretudo, ao meu estilo de escrever. Eu pedi para fazer o prefácio e ela topou na hora, antes de ler o conteúdo", contou Jace.

Outra incentivadora da sua carreira é a atriz e escritora capixaba Elisa Lucinda, que escreveu sobre as crônicas: "Seu livro é uma delícia: moderno, livre, divertido, poético e original".

Jace Theodoro

Natural de Muqui, Jace Theodoro se mudou para o Rio de Janeiro na adolescência e lá se formou jornalista e desenvolveu carreira artística.

Como jornalista trabalhou na Bloch Editores tendo como editor-chefe o escritor Carlos Heitor Cony, sempre na área cultural e assessoria de imprensa. Fez televisão como jornalista convidado do programa Sem Censura, apresentado por Leda Nagle, na TVE, atual TV Brasil. Em terras capixabas, apresentou programa com Taís Venancio na TV Vitória, além de matérias de comportamento para o telejornal da emissora, e teve colunas em sites de cultura e notícias.

Como assessor da Previdência Social no Espírito Santo, é responsável pelo projeto de Media Training no INSS. Mais de mil funcionários, a maioria em cargos de chefia, já foram treinados no País.

Na área artística, fez vários espetáculos de dança-teatro no Rio e Vitória com alguns dos mais importantes diretores e coreógrafos da dança contemporânea como Klauss, Angel e Rainer Vianna.

Estudou no Teatro Tablado/Rio com Sura Berditchevsky, Louise Cardoso e Maria Clara Machado. Dentre seus espetáculos mais importantes figuram "A Divina Comédia" e "Suíte de Tangos", com direção de Regina Miranda, na Companhia Atores e Bailarinos do Rio de Janeiro; e "A Criação do Mundo", direção de Rossela Terranova, hoje responsável pela dramaturgia de atores da TV Globo.

Participou de "Catar", coreografia premiada pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), com direção de Lia Rodrigues. E ainda de "Sonhando Inocente", de Roberto Anderson, com supervisão artística de Angel Vianna, e "Alguma Luz sob o corpo da multidão", direção de Fábio Ferreira.

Em Vitória coreografou, escreveu e atuou em seus próprios espetáculos. Destaque para "What"; "Enquanto uns Cegos, outros olhos" (melhores do ano na retrospectiva cultural TVE); "S.O.S" (indicado ao prêmio Sated de melhor espetáculo); e "A palavra que Apalavra".

Atualmente, trabalha em assessoria de comunicação, ministra oficinas de crônicas, é mestre de cerimônias, atua em quadro musical na Rádio Universitária, e é cronista de A Gazeta. Em 2012, já tem pronto o próximo livro, um songbook que incluirá um CD.

Lançamento em Muqui do livro "Agudas & Crônicas", de Jace Theororo
Data: sábado (05)