05/11/2009 09h43 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Já estão abertas as inscrições para curso de Museologia da Secult

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) estará selecionando os interessados na oficina de "Turismo e Museus". A seleção é necessária porque o curso é gratuito e as vagas são limitadas. A ficha de inscrição está disponível AQUI e deve ser preenchida e enviada para o email formacao@secult.es.gov.br.

A equipe responsável pela seleção irá priorizar os interessados que participaram dos cursos de museologia promovidos este ano, preferencialmente gestores de museus, gestores culturais, profissionais de áreas afins (arquivistas, museólogos, artistas plásticos, arquitetos, historiadores, biblioteconomistas, sociólogos) e estudantes.

Turismo e Museus

A oficina "Turismo e Museus" acontecerá entre os dias 17 a 19 de novembro, Auditório do BANDES - Av. Princesa Isabel, 54 - Ed. Caparaó, 12º andar - Centro em Vitória. Os três dias de curso totalizarão 24 horas de aula, ou seja, serão oito horas diárias, com início às 9 horas.

A orientadora da oficina "Turismo e Museus" será a museóloga Telma Lasmar que, entre outros assuntos, abordará temas discutidos hoje acerca do turismo cultural no mundo, em especial pelos antropólogos, cientistas sociais e economistas.

Telma Lasmar

Possui graduação em Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO), pós graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade de Turismo do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI) e Mestrado em Ciências e Engenharia de Produção na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Telma já ocupou cargos de presidência nos Conselhos Regional e Federal de Museologia. Atualmente é professora da Faculdade de Turismo do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI), organizadora do Museu Aberto do Bondinho do Pão de Açúcar e consultora de Gestão Museal do Museu de Arte Contemporânea de Niterói.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim