17/12/2012 12h49 - Atualizado em 05/01/2017 14h42

Invade MAES marca comemoração do 14º aniversário do Museu


Na manhã desta terça-feira (18), o Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (MAES)
iniciou a celebração do seu 14º aniversário com a montagem dos trabalhos do Invade MAES. Essa iniciativa promoverá a ocupação do museu por trabalhos e intervenções artísticas que buscam discutir sobre a circulação artística no Estado e sobre o próprio espaço do MAES. A mostra coletiva estará aberta para visitação até o dia 25 de janeiro de 2013.
 
Em um processo  dinâmico e aberto ao público desde o seu período de montagem e produção, o "Invade MAES" fará as artes visuais, o audiovisual, a música, a performance e a poesia tomarem conta das instalações do museu. Para tanto, artistas de diversas linguagens foram provocados a produzir obras que dialoguem com o museu.
 
"Trazer o artista junto de sua obra para dentro do museu e colocá-lo diante do seu público, é tratar a arte como uma forma de vida", afirma Ricardo Resende, curador do "Invade MAES" e que atua como diretor do Centro Cultural São Paulo. Ainda segundo Ricardo, a exposição poderá apresentar um resultado disforme visualmente, mas que irá proporcionar uma arte despida, despudorada e desprovida de interesses privados, o que a torna uma experiência artística verdadeira e coletiva.
 
Além da elaboração dos trabalhos, o "Invade MAES" propõe dois encontros entre artistas, curadores, críticos e público em geral previstos para os dias 09 e 23 de janeiro de 2013.  Esses eventos contribuirão para criar um espaço vivo, um palco para debates e conversas sobre as problemáticas que envolvem o único museu público de arte do Espírito Santo.
 
História do MAES
 
Fundado em 1998, o MAES ganhou o nome de Dionísio Del Santo - artista plástico capixaba nascido em Colatina em 1925, quefaleceu no mesmo ano em que a instituição abria suas portas pela primeira vez. A exposição de abertura apresentou uma retrospectiva das obras de Dionísio que consolidou e desenvolveu sua carreira no Rio de Janeiro, cidade para onde se mudou em 1947.
 
Com mais de 80 anos, a construção que abriga o MAES é um projeto do arquiteto tcheco Joseph Pitilick concluído em 1925. O prédio de esquina abrigou diferentes secretarias e órgãos do governo e, só em 1987, o prédio foi cedido ao Departamento Estadual de Cultura (DEC). Atendendo uma antiga reivindicação que mobilizou intelectuais e artistas capixabas, o DEC resolveu abrigar a sede de um museu no antigo edifício. Desde a data de sua origem, o Museu já recebeu 46 exposições e mais de 160 mil visitantes.
 
O MAES está localizado na Avenida Jerônimo Monteiro, nº 631, no Centro de Vitória. Nesse período, o museu funcionará de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas, com entrada franca.
 
Serviço:
Invade MAES
Local: Museu de Arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo
Horários de visitação: Segundas -feiras às sextas-feiras de 10 horas às 18 horas
Data: 18 de dezembro de 2012 a 25 de janeiro de 2013
Entrada Gratuita
Tel.: 3132-8390

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
Texto: Naiara Arpini
Tel.: 3636 7111/9902-9302
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard