21/11/2014 12h48 - Atualizado em 05/01/2017 15h10

Iniciativa capixaba se apresenta em festival pernambucano

Nesta semana, integrantes do coletivo Raiz Forte embarcam em uma viagem até Pernambuco para participarem do Festival Coco de Roda Zumbi e de um bate-papo com Núcleo de Agentes de Cultura da Juventude Negra de Olinda (Nufac). Iniciado em 2012, o Raiz Forte faz uso de diferentes linguagens para promover as referências afro-brasileiras a partir da pesquisa junto a mulheres que construíram sua identidade negra a partir da afirmação estética e da aceitação do cabelo crespo.

A primeira ação desenvolvida pelo Raiz Forte foi uma web série homônima que conta com depoimentos de mulheres negras residentes no Espírito Santo. Essas personagens falam sobre a estética afrodescendente no âmbito familiar, escolar, afetivo e de militância. No dia 20 (quinta) os três episódios dessa série serão exibidos na Mostra Olhar no Alto que faz parte da programação do Festival Coco de Roda Zumbi. A exibição dos vídeos será às 19 horas, na Praça do Amaro Branco, Olinda e a entrada é franca

Uma realização do Ponto de Cultura Coco de Umbigada para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Festival Coco de Roda Zumbi Olinda acontece entre os próximos dias 20 e 21 de novembro, no Largo de Guadalupe, Sítio Histórico de Olinda, Patrimônio da Humanidade. O Festival terá a participação de vários artistas e grupos de Pernambuco e a atração nacional Leci Brandão.

No dia 24 (segunda-feira), integrantes do coletivo Raiz Forte ainda participam de uma roda de conversa com os alunos do Nufac a partir das 14 horas. Nesse encontro, os integrantes do coletivo irão relatar e discutir as suas vivência em torno da temática étnico-racial e sobre as estratégicas para a valorização da estética negra especialmente entre as mulheres.

Uma das próximas ações do Raiz Forte será a criação de um blog que dará continuidade à produção de conteúdos sobre mulheres negras reconheceram seu pertencimento étnico-racial a partir da valorização da estética capilar. Contemplado pelo Edital de Diversidade Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) deste ano, o Blog Raiz Forte será lançado no início de 2015. A ida dos integrantes do coletivo para Pernambuco também conta com recursos da Secult por meio do Edital de Locomoção.  

Sobre a Web Série Raiz Forte

A Web Série Raiz Forte traz registros e relatos de mulheres negras residentes no Estado do Espírito Santo acerca da estética afrodescendente. Contemplada pelo Edital de Web Séries do Programa Rede Cultura Jovem, essa produção audiovisual possibilita a reflexão sobre os espaços sociais nos quais a mulher negra transita desde a infância, oferecendo representações que reforçam ou não estereótipos e experiências do negro com seu cabelo e seu corpo.

Fruto de uma colaboração entre a pesquisadora e fotógrafa Charlene Bicalho, o artista multimídia Msensorial e o diretor de arte Pedro Ribeiro, e foi produzida em parceria com o coletivo Compartilhe Ou Nada! e com apoio do Blog Garganta.

 

Acompanhe o crescimento da raiz até a ponta:

www.facebook.com/projetoraizforte

www.youtube.com/projetoraizforte

www.vimeo.com/projetoraizforte


Assessoria de Imprensa - Paulo Gois Bastos -27 - 98134 - 6831 / paulogoisbastos@gmail.com

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard