03/12/2013 12h48 - Atualizado em 05/01/2017 15h02

III Conferência Nacional de Cultura teve início nesta quarta-feira (27)


A partir desta quinta-feira (28) até o próximo domingo (01), comissões eleitas em todos os Estados brasileiros participam, em Brasília, da III Conferência Nacional de Cultura. Durante todo o evento, os delegados terão aoportunidade de avaliar e debater as políticas culturais do país, apresentando ainda propostas para o seu aperfeiçoamento, a fim de que possam ser efetivadas ao longo dos próximos anos.


Nesta quarta-feira (27), foi realizada a cerimônia de abertura da conferência, no Teatro Nacional Cláudio Santoro. Na ocasião, a comissão formada por delegados do Espírito Santo foi recebida pela ministra da Cultura, Marta Suplicy. O evento contou com presença de autoridades diversas, apresentação da Lira de Tatuí (SP) e terminou com show da cantora Mart'nália.


Marta Suplicy afirmou que 53 metas norteiam o Plano Nacional de Cultura e boa parte delas serão alcançadas até 2020, sendo que dez já terão sido cumpridas até o ano que vem. "Aprovamos no Congresso leis que estavam pendentes e são fundamentais para que possamos unir esforços pela cultura. Sem leis estruturantes, não se deixa um legado. Nosso objetivo, ao longo dos últimos dois anos, tem sido tentar incluir o máximo de pessoas, não apenas para usufruir a cultura, mas para se produzir cultura", declarou.


A ministra ressaltou a importância de iniciativas como o Vale-Cultura e o Museu da Memória Afro. Sobre este, disse que o Brasil é um país cuja identidade, bem como seu  processo civilizatório devem muito à raiz e à cultura negra. Para Marta, é fundamental que o fortalecimento da cultura no país esteja voltado para a diversidade cultural de seu povo


Sobre os investimentos no setor, a ministra admitiu que o Fundo de Cultura é limitado, mas, a partir do próximo ano, para estimular os Estados brasileiros, serão destinados R$ 30 milhões aos Estados que já elaboraram seus planos estaduais de cultural. "Até o momento, seis Estados já estão com seus planos e serão os primeiros a receber esses recursos", disse Marta, sob aplausos do público.


A III Conferência Nacional de Cultura segue até domingo (01), no Centro de Eventos Brasil 21, com plenárias,debates, oficinas, apresentações culturais e shows de grandes nomes da música, como Yamandu Costa e Gaby Amarantos.


Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Paula Norbim /Tiago Zanoli /Erika Piskac
Tel.: (27) 3636-7111/ 9808-7701/ 9902-9302
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br


Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard