26/01/2010 08h00 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Guarapari sedia mostra audiovisual da Rede Cultura Jovem

Verão, dias de sol e calor, praia, sombra e água fresca... No mês de janeiro, o litoral de Guarapari se transforma no porto seguro de quem procura descansar e repor as energias para o ano que vem chegando. Por que não aproveitar esse clima e cenário para curtir um cineminha? Nesta temporada de verão, além das mais que tradicionais praias, dos pratos à base de frutos do mar e da vida noturna nos bares e boates, a cidade conta com a Mostra Cinema é a sua praia. Trata-se de um calendário de exibições audiovisuais que acontece nos dias 20, 23, 27 e 30 de janeiro, a partir das 20h, na Praia do Morro, em frente ao Marlim Azul. As sessões são todas abertas ao público. Basta trazer sua cadeira de praia e curtir!

A Mostra Cinema é a sua praia é uma realização do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ) e contará com a exibição de animações e de curta-metragens capixabas. Serão quatro sessões, sempre às quartas-feiras e aos sábados. As produções da mostra foram, em sua maioria, realizadas por jovens. São documentários e ficções que tratam de temáticas juvenis ou de manifestações da cultura capixaba. Na sessão do dia 30 de janeiro, que começa a partir das 21h, serão exibidas obras de realizadores de Guarapari, entre elas, algumas produções do diretor de cinema trash Rodrigo Aragão.

De acordo com o coordenador de Comunicação e Informação do PRCJ, Orlando Lopes, o objetivo da Mostra é fazer com que moradores e turistas tenham acesso a uma produção audiovisual diferenciada e estimular os jovens a conhecerem e participarem do PRCJ. "Também esperamos que, após a temporada de férias, os moradores sintam-se estimulados a realizarem atividades cineclubistas. Assim essa ação repercutirá para além das quatro sessões", diz Orlando.

A Prefeitura Municipal de Guarapari, o Instituto Marlin Azul, o Grupo de Estudos Audiovisuais da Ufes (Grav) e a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta Metragistas do Espírito Santo (ABD&C-ES) são parceiros do PRCJ na realização da Mostra Cinema é a sua praia por meio da liberação e concessão de espaço físico, de acervo de obras audiovisuais e de equipamentos para a projeção. O PRCJ, lançado em novembro de 2009, visa executa ações de uma política cultural específica para a população jovem do Estado. Trata-se de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (Secult) em parceria com o Instituto Sincades e sob a execução da Ong Universidade Para Todos.

Além de ações de difusão cultural, como a Mostra Cinema é a sua praia, o PRCJ também realizará encontros culturais, mostras artísticas e um festival cultural em 2010. O Programa objetiva estimular o surgimento de novos grupos e talentos artísticos por meio da concessão de bolsas e recursos para a constituição de núcleos de criação, e do reconhecimento de instituições que promovem a aproximação entre a juventude e a cultura em todo o Estado.

A programação completa e a cobertura da Mostra Cinema é a sua praia podem ser acessadas na comunidade do evento.