13/09/2010 12h51 - Atualizado em 05/01/2017 15h36

Guaçuí recebe a sétima edição da Mova Caparaó

Sediada no município de Guaçuí, a Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental, a tradicional Mova Caparaó, entra em sua sétima edição. A grande ação presencial do Programa Rede Cultura Jovem (PRCJ), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), começa nesta quarta-feira (15). As atividades, que reúnem 11 municípios da região, prosseguem até sábado (18), no Teatro Municipal Fernando Torres.

A mostra competitiva foi dividida em dois módulos. Na quinta-feira (16), serão exibidos cinco filmes concorrentes: "O Pai da Cachoeira", de Alegre; "O Poder do natural", de Divino de São Lourenço; "Néctar da Vida", de Dores do Rio Preto; "Vai rasgando", de Ibatiba; e "Entalhes e acordes de um Urucungo", de Guaçuí. Na sexta-feira (17), serão apresentados mais seis documentários: "29540, a interferência humana no meio", de Ibitirama; "Virgínia", de Irupi; "Caminho Imperial", de Iúna; "Comunidade Bio-Iluminada", de Jerônimo Monteiro; "O Caminho da Glória", de Muniz Freire; e "... e o lixo? O que fazer?", de São José do Calçado.

Os documentários que serão exibidos na Mostra foram produzidos por estudantes de escolas públicas durante as oficinas de capacitação em audiovisual realizadas em cada município. Os jovens participaram ativamente de todas as fases de execução do vídeo. Tiveram contato com equipamentos como câmeras, tripés, lentes, microfones, gravadores de som, e também acompanharam a edição. Dessa maneira, puderam identificar, reconhecer e valorizar as identidades regionais, promovendo a preservação da cultura e tradição dos municípios envolvidos.

OFICINAS

Além da mostra competitiva, a ação contará com apresentações culturais, palestras, shows, além de cursos rápidos. Na área do audiovisual serão ministradas oficinas gratuitas de fotografia, interpretação para cinema e TV, animação e câmera. Os jovens também poderão participar de cursos de novas tecnologias digitais, promovidos pela Rede Cultura Jovem. Parte das atividades do evento e o bate-papo com os realizadores convidados para a mostra paralela serão transmitidos ao vivo pelo Portal YAH! (www.portalyah.com.br).

MOSTRA CAPIXABA DO AUDIOVISUAL (MCA)

Além da Ambiental, a Mostra Capixaba de Audiovisual (MCA) é composta por outras duas versões: a Mostra Capixaba de Audiovisual Etnográfica; que aconteceu em junho em Pancas; e a Mostra Capixaba de Audiovisual Rural, que em seu segundo ano seguirá para Castelo. Essas três mostras competitivas vão envolver 40 municípios do Estado.

A realização da Mostra está a cargo da Secult, da Secretaria de Agricultura Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e do Instituto Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), em parceria com o Instituto Sincades e o Sebrae-ES. A produção é do Instituto Parceiros do Bem.

A Mostra contará também com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Caparaó, Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo (Mepes), Associação Diacônica Luterana (ADL), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Espírito Santo (Fetaes) e dos municípios capixabas envolvidos.

Quarta-feira (15)
- 19 horas - Solenidade de Abertura
- 20 horas - Mostra Especial de Cinema 35mm
Longa metragem Nacional: "Pequenas Histórias", Direção: Helvécio Ratton. Com: Marieta Severo, Patrícia Pillar, Maurício Tizumba e Paulo José

Quinta-Feira (16)
- 14 às 16 horas - Oficina de Animação
- 14 às 16 horas - Oficina de Fotografia
- 14 às 16 horas - Oficina de Interpretação para TV e Cinema
- 14 às 16 horas - Oficina de Câmera
Local: Museu
Inscrições: Sala de Produção (hall do Teatro)

- 14 às 15h30 - Oficina de Vídeos e Mídias Sociais
- 16 às 17h30 - Oficina de Twitter
- 18 às 19h30 - Oficina de Conteúdos Culturais no Portal Yah!
Inscrições: Stand Rede Cultura Jovem

- 14 horas - Mostra Paralela do Programa Rede Cultura Jovem (Teatro Municipal Fernando Torres)
Estudos Animados - Coletivo 24 Fotogramas Por Segundo
Experimentos 1 e 2 - Coletivo Two Design

- 14h30 - Bate papo "Mostra Paralela Rede Cultura Jovem"
Convidados: Representantes dos curtas exibidos

- 16 horas - 7ª Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental - Módulo 1
Exibição do curta de ficção "A cor desta noite" realizada por alunos da Mostra Ambiental
Exibição do vídeo-clipe "A Mova é minha vida" - música de Darci de Moura - realizado por alunos da Mostra Ambiental.
Filmes Concorrentes:
"O Pai da Cachoeira" - Alegre
"O Poder do natural" - Divino de são Lourenço
"Néctar da Vida" - Dores do Rio Preto
"Vai rasgando" - Ibatiba
"Entalhes e acordes de um Urucungo" - Guaçui
- 17h30 - Debate com os realizadores
Mediação: Kênia Lyra

- 19 horas - reapresentação da 7ª Mostra Capixaba de Audiovisual Ambiental - módulo 1
- 20 horas - Apresentações Culturais - Ciranda Cultural do Caparaó
- 21 horas - Mostra Especial de Cinema
Longa Metragem Nacional: "Tapete Vermelho" - Direção: Luiz Alberto Pereira. Com: Matheus Nachtergaele, Gorete Milagres, Rosi Campos, Aílton Graça, Jackson Antunes e Paulo Betti.

Sexta-Feira (17)
- 14 às 16 horas - Oficina de Animação (continuação)
- 14 às 16 horas - Oficina de Fotografia (continuação)
- 14 às 16 horas - Oficina de Interpretação para TV e Cinema (continuação)