26/01/2011 09h06 - Atualizado em 05/01/2017 15h03

Grupo São Paulo Companhia de Dança se apresenta no Theatro Carlos Gomes

A São Paulo Companhia de Dança estará em Vitória, pela primeira vez, em fevereiro, para apresentar três coreografias no Theatro Carlos Gomes. São elas: "Gnawa", de Nacho Duato, "Tchaikovsky Pas de Deux", de George Balanchine, e "Sechs Tänze", de Jirí Kylián. Os espetáculos estão marcados para os dias 04 e 05, às 20h30; e 06, às 19 horas. Os ingressos já estão à venda na bilheteria do teatro por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Estudantes ganham uma sessão especial no dia 04, às 15 horas, com entrada franca. Nesse espetáculo aberto, serão apresentados, ao vivo, trechos de obras e parte do processo coreográfico em vídeo. Os participantes receberão também folhetos infanto-juvenis, com linguagem especializada sobre as obras executadas.

Além da apresentação dos espetáculos, a São Paulo Companhia de Dança vem ao Estado para reforçar a formação dos estudantes e professores locais. Oficinas de formação gratuitas serão ministradas na Escola de Teatro, Dança e Música Fafi, no Centro de Vitória. As inscrições para essas atividades podem ser feitas pelo e-mail educativo@spcd.com.br. As vagas são limitadas.

No dia 03, será realizada a "Palestra com o professor", com Inês Bogéa, uma das diretoras da Companhia. Esse encontro contextualiza a dança nas diferentes disciplinas do ensino formal e não-formal e instiga o professor a realizar algumas experiências sensoriais, levando à percepção do movimento corporal, nas diferentes atividades em sala de aula. Há 70 vagas disponíveis.

Oficinas para bailarinos serão oferecidas em dois horários, no dia 05. Ás 10 horas, serão ensinadas as técnicas de balé clássico; e às 11h30, a "Técnica de Martha Graham" (coreógrafa, professora e famosa bailarina americana que revolucionou a dança moderna). O objetivo dessas oficinas é oferecer a bailarinos locais as técnicas usadas no cotidiano da Companhia paulista.

São Paulo Companhia de Dança

A São Paulo Companhia de Dança, criada em janeiro de 2008, pela Secretaria de Estado da Cultura do Governo de São Paulo, é uma companhia com um repertório que abarca desde coreografias de referência da dança até coreografias inéditas criadas por diferentes artistas, especificamente para o seu corpo de dança.

Dirigida por Iracity Cardoso e Inês Bogéa, a Companhia tem a difusão da dança - produção e circulação de espetáculos - como o núcleo principal de seu trabalho.

Direção

A capixaba Inês Bogéa, doutora em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é professora da Universidade de São Paulo (USP), escritora e documentarista. Foi bailarina do Grupo Corpo (1989-2001). Escreveu sobre dança para a Folha de S. Paulo, de 2000 a 2007, e é autora de "O Livro da Dança" (Companhia das Letrinhas, 2002); e Contos do Balé (CosacNaify, 2007).

Iracity Cardoso foi diretora artística do Ballet Gulbenkian (Portugal, 1996-2003) e codiretora (1988-93); assistente de direção e bailarina (1980-88) do Ballet du Grand Thêatre de Genève (Suíça). Participou da transformação do Corpo de Baile Municipal de São Paulo (1974-80). Foi ainda bailarina e professora do Ballet Stagium (1972-74), bailarina do Staats Theater Karlsruhe (Alemanha, 1966-67), do Stadt Theater Bonn (1965-66) e da Opéra de Marseille (França).

- Espetáculos São Paulo Companhia de Dança

Datas: 04 e 05 de fevereiro, às 20h30; e 06 de fevereiro, às 19 horas.
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória.
Repertório: "Gnawa", de Nacho Duato, "Tchaikovsky Pas de Deux", de George Balanchine, e "Sechs Tänze", de Jirí Kylián.
Direção: Inês Bogéa e Iracity Cardoso.
Ingresso: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

- Apresentação para estudantes
Data: 04 de fevereiro, às 15 horas
Local: Theatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, s/n, Centro, Vitória.

- Formação

- Encontro "Palestra com o Professor"
Com Inês Bogéa
Data: 03 de fevereiro, às 19 horas