08/05/2012 13h27 - Atualizado em 05/01/2017 14h28

Governo do ES apresentará destaques do XIX Festival de Inverno de Domingos Martins nesta quarta-feira (09)


 
O Governo do Espírito Santo, por meio das secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) e da Faculdade de Música do Espírito Santo, apresentará, nesta quarta-feira (09), às 16 horas, no gabinete do governador, o projeto do XIX Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins.
 
O objetivo da apresentação é mostrar o potencial turístico e as oportunidades de negócios que devem surgir a partir da realização do evento. O Festival de Inverno será realizado entre os dias 20 e 29 de julho. A presença de música clássica lado a lado com a música popular é marca registrada do evento.
 
O desafio da XIX edição é unir o prelúdio ao baião, uma homenagem aos músicos e compositores Claude Debussy e Luiz Gonzaga. Daí, a escolha do tema "Debussy & Luiz Gonzaga: do prelúdio ao baião".
 
Além da programação artística - com apresentação de orquestras, recitais, corais e danças folclóricas - serão oferecidos 32 cursos de formação e aperfeiçoamento musical, ministrados por grandes nomes da música. Todas as atrações são gratuitas e acontecerão nos palcos da cidade.
 
O Festival
 
O Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins se consolidou, ao longo de 18 edições, como o maior evento de música clássica e popular do Espírito Santo e um dos mais importantes do país. Na edição de 2011, o festival reuniu um público de aproximadamente 20 mil pessoas, com 70 atrações, 50 horas de apresentação e 28 cursos de instrumentos e prática musical.
 
Além de proporcionar grandes momentos de entretenimento cultural de alto nível e acessível, o festival não se restringe à programação musical. Focado na responsabilidade social e nos impactos que um evento desse porte pode trazer ao município, foi dada atenção especial à comunidade de Domingos Martins.
 
Por esta razão, a 19ª edição do evento traz novidades, como o trabalho voltado aos músicos locais: serão ministradas oficinas com objetivo de trazer novas experiências e acrescentar novas técnicas.
 
Além disso, serão cedidas bolsas de estudo para os alunos de escolas públicas da cidade e da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames). As atividades serão complementadas com a realização de concertos em asilos, hospitais, hotéis e pousadas da região e outras instituições sociais, tudo gratuitamente.
 
Domingos Martins
 
Em meio a uma paisagem generosa e um excelente clima de montanha, o Espírito Santo apresenta uma de suas riquezas: a cidade de Domingos Martins. Com aspectos culturais de origem alemã e italiana, destaca-se a alimentação tipicamente preparada e encontrada em seus diversos restaurantes, hotéis e pousadas. Acompanhado destas delícias está um caloroso e aconchegante som de sanfonas e concertinas - instrumento tradicional e popular da música europeia.
 
O município tem uma importância fundamental como segundo destino indutor do desenvolvimento do turismo no Espírito Santo, depois de Vitória. O Planejamento Estratégico do Governo do Estado incluiu no Eixo Inserção Nacional a realização de eventos que divulguem as potencialidades e incluam o Espírito Santo no mercado nacional. Neste sentido, o Festival de Inverno foi escolhido com uma das ações prioritárias do Governo, tendo o importante papel de ajudar na identificação do Estado no cenário nacional.
 
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim
3636 7110
comunicacao@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard