01/10/2012 11h57 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Galeria Homero Massena promove "Encontros de Formação em Arte Contemporânea"

 
Projeto estimula os professores a desenvolverem atividades na sala de aula a partir das obras expostas
 
Aproximar os artistas com trabalhos em exposição com o ambiente escolar é um dos caminhos para se promover a formação de público e repercutir as pesquisas estéticas no campo da arte contemporânea.  Atendendo a essa perspectiva, a Galeria Homero Massena tem realizado os Encontros de Formação em Arte Contemporânea. Iniciado agosto deste ano, o projeto piloto tem possibilitado o diálogo entre artistas e professores da rede pública de ensino. Na última sexta-feira (26), aproximadamente 95 professores de escolas municipais e estaduais da Grande Vitória participaram de um desses encontros como parte das atividades da exposição "A Grande Justificativa", de Rodrigo Hipólito, aberta na semana passada.
 
Os Encontros são divididos em três etapas. Inicialmente os professores têm acesso à exposição, dialogam com o artista, curador ou arte educador sobre as obras expostas. A partir desse contato, eles têm subsídios e referências para prepararem os seus alunos para uma visita ao espaço expositivo. Por fim, é realizada a visita mediada, com atividades pedagógicas adequadas à faixa etária da turma de visitantes. Em seguida, o grupo que visitou a Galeria e os professores que participaram dos Encontros de Formação realizam atividades relacionadas à exposição dentro da escola.
 
Presente no encontro da última sexta-feira (28), a professora de Arte Nicéia Siqueira Viana (foto) leciona para turmas da quinta à nona série do ensino fundamental e diz que esse tipo de iniciativa contribui bastante com a sua atuação em sala de aula. "Por meio dessa formação adquirimos repertório para aguçar o olhar dos alunos a respeito dos trabalhos expostos. Essa ação estimula a pensarmos uma sala de aula mais dinâmica e criativa e a extrapolarmos os muros da escola", afirma a professora.
 
Para a coordenadora da Galeria Homero Massena, Franquilandia Raft, os Encontros de Formação em Arte Contemporânea, além de aumentarem o número de visitações, possibilitam o contato do artista com públicos bem diversos e trocas experiências a partir do espaço expositivo. "Há uma interligação entre o espaço cultural, o público, o artista, sua obra e suas referências em um diálogo contínuo sobre a produção artística contemporânea", explica a coordenadora. Franquilandia também destaca que, nessa ação, além do artista e da equipe permanente, a Galeria Homero Massena conta colaboradores que atuam como voluntários no planejamento e na execução do projeto.
 
Saiba mais:

Galeria Homero Massena - Rua Pedro Palácios, 99 - Cidade Alta - Centro - Vitória
Tel.: (27) 3132-8395
E-mail: ghmassena@gmail.com


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Paula Norbim e Paulo Gois Bastos
(27) 3636-7111
comunicacao@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br
www.secult.es.gov.br
 
 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard