17/05/2016 13h31 - Atualizado em 05/01/2017 15h27

FUNCULTURA: websérie Palavra Negra reverbera a poética da cultura afro-brasileira

Performances poéticas repletas de forte lirismo e grandes referências. A união entre a literatura, o audiovisual e a representatividade negra dá o tom e a voz à websérie Palavra Negra, que terá lançamento oficial em Vitória na sexta-feira (20), às 20h, na Casa de Cultura Barão Monjardim, no Centro da capital. Além da apresentação do primeiro episódio da série, haverá de sarau aberto a festa Baile Black ao som do DJ DOUM. A entrada é gratuita.

 

Contemplado pelo Funcultura da Secult, no EDITAL n. 004/2015 - Coletivos Juvenis, a websérie terá 30 episódios, que serão lançados semanalmente, às segundas-feiras, gratuitamente, na internet. Produzido pelo coletivo homônimo Palavra Negra, o projeto destaca exclusivamente textos e obras de autores afro-brasileiros, como as escritoras capixabas contemporâneas Suely Bispo e Elisa Lucinda, e outros autores importantes da poesia brasileira como Solano Trindade e Abdias do Nascimento. Cada texto recebe a interpretação de jovens artistas negros da periferia da Grande Vitória.

 

Outro aspecto importante do projeto é que ele estará disponível para utilização como instrumento pedagógico, tendo em vista a implementação da Lei 10.639-2003 que visa ao ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Daiana Rocha, produtora do coletivo, destaca outro aspecto importante do projeto. “Gostaríamos de ver os autores afro-brasileiros sendo mais trabalhados nas escolas. Infelizmente, não vemos. E a série Palavra Negra tem total condições de ser utilizado pelo professor como material didático”, afirma.

Confira o teaser de lançamento da Websérie no link: https://goo.gl/7gsiD6

Serviço

Lançamento da Websérie Palavra Negra

Casa da Barão - Rua Barão de Monjardim, 317 - Centro de Vitória.

Sexta-feira, dia 20 de maio, às 20h.

Entrada gratuita.

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard