13/05/2016 06h36 - Atualizado em 05/01/2017 15h27

Funcultura: Projeto cultural promove intercâmbio e fomenta a cultura em comunidades de Vitória

A primeira edição acontece no dia 20 de maio, na laje do Movimento Comunitário do Bairro Consolação, com a participação da Orquestra de Violões  do Ponto de Cultura Preservarte, trás um repertório de MPB e rock nacional e internacional.

 

O Território do Bem, nome adotado pelos próprios moradores para a Poligonal 1 de Vitória, recebe a partir deste mês um novo projeto para movimentar ainda mais a vida cultural das suas oito comunidades. É o Sextas na Laje” que, através do intercâmbio entre Pontos de Cultura, trás uma programação diversificada que vai de orquestra de violões ao congo, passando pelo teatro à literatura.

Aprovado no Edital de Diversidade Cultural da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), e realizado pelo Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, o Sextas na Laje vai proporcionar a troca de experiências entre os Pontos de Cultura e as comunidades, com suas diferentes linguagens artísticas, além de fortalecer a ideia de que as lajes, nestas comunidades, são espaços de fazer e receber arte.

O projeto será realizado em 04 eventos que acontecerão em dias de sexta-feira na em lajes cedidas por moradores que irão receber as atividades culturais. A primeira edição acontece no dia 20 de maio, na laje do Movimento Comunitário do Bairro Consolação, com a participação da Orquestra de Violões do Ponto de Cultura Preservarte, trás um repertório de MPB e rock nacional e internacional.

A programação começa às 18 horas com som ambiente, e em seguida às 20h, acontece o show da Orquestra de Violões Preservarte. Serão duas horas de show. O evento termina às 22 horas. As novas edições acontecem nos meses de julho e agosto.

Como parte da programação do Sextas na Laje, serão realizadas também uma série de oficinas (programação abaixo) para jovens das comunidades. São cursos de decoração, fotografia, marcenaria e vídeo mapping. O objetivo é fazer com que os participantes contribuam com os eventos produzindo seus cenários, registrando e divulgando os mesmos.

 

Origem

O Sextas na Laje tem origem no Projeto Nós Amamos Laje que já é desenvolvido no Território do Bem desde 2013,pelo Ponto de Cultura Varal/Ateliê de Ideias, com apoio do Instituto Oi Futuro, num sábado de cada três meses. É mais um incremento às ações de cultura que já vem sendo realizadas nestas comunidades e a possibilidade de trazer novos atores para esse modelo de ocupação de espaços públicos com programação cultural gratuita.

Essa é uma tendência dentro da cena cultural da cidade que precisa também se fazerrepresentar de forma sistemática e consistente em bairros mais pobres.

 

Lendo em Qualquer Lugar

O projeto irá promover também uma ação na área da literatura, o “Lendo em Qualquer Lugar”. O Lendo é um conjunto de ações que buscam promover a leitura e a produção literária. Uma biblioteca itinerante circula pelas comunidades do Território do Bem e mobiliza especialmente crianças e adolescentes. Ela é instalada em praças públicas, escolas e espaços coletivos em diferente locais no território.

A biblioteca transforma-se em um ambiente lúdico de leitura, com esteiras, almofadas, caixotes coloridos cheios de livros, que enfatizam a interação e a criatividade. Cada edição leva contadores de história e programações culturais complementares. Associar o “Lendo em Qualquer Lugar” com outros eventos culturais tem sido uma marca do projeto “Nós Amamos Laje” da Varal.

Num dia antes ou depois do dia do “Sextas na Laje”, o Lendo em Qualquer Lugar será montado e fará uma dinâmica com crianças no mesmo local do evento.

 

Serviço:

Dia 20 de Maio – 18hs

Sextas na Laje apresenta a Orquestra de Violões Preservarte

Local: Laje do Movimento Comunitário do Bairro Consolação – Vitória - ES

Entrada: Gratuita

 

Oficinas:

 

1º Oficina de Decoração Sextas na Laje

Aulas nos dias 17, 19 e 20 de 14h às 18h.

Local: Movimento Comunitário de Consolação.

Conteúdo: Os participantes vão criar o conceito de cenografia do Sextas na Laje, produzir peças e decorar o ambiente.

 

2º Oficina de Marcenaria:

Aulas nos dias 16 e 17/05, de 14h às 18h

Local: Movimento Comunitário de Consolação.

Conteúdo: Durante a oficina os participantes vão aprender a fazer um tablado desmontável, feito com paletes, que será usado como estrutura de palco para os eventos Sextas na Laje.

 

2ª Oficina de Fotografia

Aulas nos dias 28, 29 e 30 de junho e 1º, 5 e 6 de julho, de 18h às 20h.

Local: Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação, em Itararé.

Conteúdo: Nas aulas teóricas, os participantes vão aprender técnicas de como fotografar em eventos. Como atividade prática, os participantes vão fotografar a 2ª Edição do Sextas na Laje, e nas próximas aulas vão editar as imagens.

 

4º Oficina de Vídeo Mapping

Durante os eventos vão acontecer aulas práticas de projeções mapeadas.

O Nós Amamos Laje já ofereceu oficinas com aulas teóricas onde os participantes aprenderam atrabalhar essa nova linguagem da arte contemporânea – projeções mapeadas, abrangendo as possibilidades de aplicação tanto no âmbito artístico como profissional. Na prática os participantes vão modelar um totem de isopor dentro da temática da festa e farão projeção no evento do Sextas na Laje

 

Mais Informações

Geisiane Teixeira

Coordenadora do Ponto de Cultura Varal Agência de Comunicação

varalagencia@gmail.com

(027) 999223095 / 30226190

 

Páginas da Varal

Facebookda Varal Agência de comunicação: www.facebook.com/VaralAgenciaDeComunicacao

Facebook do Calango Notícias: www.facebook.com/calangonoticias

Facebook do Brechó da varal: www.facebook.com/Brechodavaral

Facebook do Projeto Nós Amamos laje: https://www.facebook.com/NósAmamosLaje

Blog da Varal: varalcomunica.blogspot.com.br/

 

 

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard