19/05/2016 06h31 - Atualizado em 05/01/2017 15h27

FUNCULTURA: Mostra preserva a memória de grupos folclóricos de Conceição da Barra

Aprender, preservar na memória e repassar para as próximas gerações as tradições culturas de cada região. Com esta combinação de passado, presente e futuro que a Associação de Folclore de Conceição da Barra-AFCB encerra o projeto Ponto de Memória – O fogo que Renova, promovendo, no próximo sábado (21), a exposição de fotos e documentos de 10 grupos folclóricos do município.  A exposição será aberta às 16 horas, na sede da instituição, na Praça Benônimo Falcão, e permanecerá no local para visitação de estudantes, moradores e turistas. O evento também vai contar com a apresentação do grupo de Jongo de São Cosme e Damião, da comunidade rural de Porto Grande.

 

O projeto, que foi contemplado pelo Funcultura da Secult, no edital de Ponto de Memória, é o resultado do trabalho da Associação, que coletou fotos e outros registros sobre os grupos locais. Foi feita uma campanha de coleta de material junto aos moradores do município e até mesmo do distrito de Itaúnas, para ampliar e resgatar o acervo da Associação. Os grupos contemplados nesta etapa do projeto foram: Ticumbi de Mestre Terto, Ticumbi do Bongado, Ticumbi de Itaúnas, Jongo de São Bartolomeu, Jongo das Barreiras, Alardo, e os Reis de Boi dos mestres Nilo Barbosa, Neném de Oleiro, Tião de Veio e Benedito das Barreiras.

 

Parte do material que existia na sede da Associação de Folclore foi destruído em um incêndio que ocorreu no ano passado. Fotos, livros e documentos foram totalmente carbonizados. “Com o apoio do Estado, foi possível promover encontros com os dez grupos folclóricos mais antigos do Município e levantar a história de cada um deles”, informou a coordenadora do projeto, Patrícia Uzelin.

 

Serviço

Mostra do Ponto de Memória – O fogo que renova

Dia: 21 de maio, sábado

Horário: às 16 horas.

Local: Associação de Folclore de Conceição da Barra- AFCB

Praça Benônimo Falcão, no Centro de Conceição da Barra.

Entrada gratuita.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard