FUNCULTURA: Jovens talentos da literatura capixaba em destaque
Uma verdadeira pluralidade de estilos dentro do universo de linhas e textos. As onze obras contempladas pelo Edital 007/2015 de Produção e Difusão de Obras Literárias do Funcultura da Secult comprovam a qualidade e a originalidade do que é produzido atualmente no Estado. Inscritos nos gêneros Romances, Crônica, Literatura infanto-juvenil, Poesia e Conto, e após passarem por um minucioso crivo de seleção, os livros estão chegando ao acesso dos leitores capixabas por via de seus diferentes lançamentos durante o ano.
Para quem quer conhecer um pouco mais sobre estes lançamentos, será feita nesta semana a resenha de três publicações de três jovens autores: o livro de contos “Tem sol na ponta do deque”, de João Chagas; o livro de poemas “Menos teu nome”, de Lucas dos Passos; e o livro infantil “Ovelha Mochileira”, de Fernanda Fassarella.
As outras obras que ganharão as suas resenhas nas próximas semanas são: “Manga Verde”, de Claus Rodrigues Zimerer (conto); O Decano, de Jairo Martins de Souza (romance); Arpoador, de Régis Frances Telis (romance); O Papo Amarelo & Arremates, de Gilberto Braga Machado (crônicas); Deu Bezerra no Milhar, de Felipe Bezerra (crônicas); Curubitos de Folclore - Crônicas da Cultura Popular Capixaba, de Eliomar Carlos Mazoco (crônicas); A Alegria Delicada dos dias Comuns, de Francimara Salvador (poesia); e Pandereco, a Comissão Julgadora, de Carlos José Lontra Marques (literatura infanto-juvenil).
Tem Sol na Ponta do Deque, de João Chagas
A cidade de Vitória, a boemia e os relacionamentos amorosos são alguns dos temas de “Tem sol na ponta do deque”, livro de contos do escritor João Chagas que será lançado na próxima quarta-feira, dia 15 de junho, a partir das 19h, no Bar do Bimbo, no Centro de Vitória. Com 27 histórias, o trabalho mostra uma linguagem experimental que flertam com o realismo fantástico. A obra é uma publicação da Editora Cousa e conta com o prefácio da poetisa Cora Made. No evento de lançamento, o livro será vendido a R$ 20.
“Tem sol na ponta do deque” é a terceira publicação do escritor de 26 anos, formado em Letras-Inglês pela Ufes e que escreve em blogs desde 2005. O autor também roteirizou a história em quadrinhos “Veneno Paraíso” (Secult – 2013) e foi vencedor do prêmio Ufes de Literatura com o romance “A paz dos vagabundos” (Edufes – 2014). Atualmente faz parte do núcleo editorial da Revista Trino, publicação capixaba sobre literatura contemporânea.
Ovelha Mochileira, de Fernanda Fassarella
Editada e publicada pela Editora Cachoeira Cult, “Ovelha Mochileira” de Fernanda Fassarella conta a história de Agustina, uma ovelhinha que coloca uma mochila nas costas e sai à procura de sua família de origem. Em suas andanças, ela estabelece uma relação muito próxima com a natureza e as paisagens da Cordilheira dos Andes, vivendo muitas aventuras reais e imaginárias por um mundo desconhecido.
A obra foi lançada recentemente, durante a VI Bienal Rubem Braga, no começo de junho, sendo umas das 20 obras de escritores capixabas selecionadas pela Academia Cachoeirense de Letras (ACL) para ocupar um dos espaços privilegiados do evento. Este livro é a estreia da escritora, nascida em Burarama, distrito de Cachoeiro de Itapemirim e formada em Comunicação Social pelo Centro Universitário São Camilo .
Menos teu nome, de Lucas dos Passos
Dividido em três partes: Menos ao teu nome (poemas com métricas diversas), Em teu nome (poemas escritos entre 2010 e 2013) e Um Ano (que o autor escreveu três sonetos em cada mês do ano), o primeiro trabalho do escritor Lucas dos Passos, “Menos teu nome” é um livro de poemas de temáticas variadas, que abordam questões cotidianas e discussões humanamente contemporâneas. A obra, que foi publicada pela Editora Cousa teve lançamento no mês de maio no Grappino RangoBar, no Centro de Vitória.
Com apenas 27 anos, Lucas é professor de Literatura e Língua Latina do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), do Campus Vitória, e já publicou poemas no portal Cronópios, nas revistas 7faces e Mallarmagens e no caderno Pensar, do jornal A Gazeta.
Serviço
Lançamento do livro “Tem Sol na Ponta do Deque” (Editora Cousa), de João Chagas.
Dia: 15/06 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Bar do Bimbo, R. Sete de Setembro, 83, Centro de Vitória.
Entrada franca.
Valor do livro: 20 reais.