31/05/2016 10h28 - Atualizado em 05/01/2017 15h32

FUNCULTURA: Festival Newton Braga premia melhores interpretações poéticas em Cachoeiro

O Festival Nacional Newton Braga de Poesia Falada, evento que encerra a VI Bienal Rubem Braga, chega a sua segunda edição neste domingo (05), às 19 horas, no Teatro Municipal Rubem Braga, em Cachoeiro. O formato se difere de outros encontros literários no Estado, pois, neste, a voz dá corpo à poesia por meio das interpretações teatrais e da criatividade em incorporar os personagens dos poemas, portando, a leitura não é permitida. O evento é gratuito.

Ao todo, 10 poesias selecionadas serão apresentadas por seus intérpretes, que serão julgadas por uma comissão que irá avaliar as melhores apresentações. Na mesma noite, serão entregues troféus e prêmios em dinheiro para a melhor poesia e as três melhores interpretações, no valor total de R$ 4500,00 em prêmios.

Produzido pelo Grupo Anônimos de Teatro e pela Cia. Nós de Teatro, com recursos do Funcultura pelo edital de Coletivos Juvenis da Secretaria de Estado da Cultura, o festival teve duas modalidades de inscrição: Cachoeiro e Capixaba, possibilitando a inscrição e a seleção de poetas e intérpretes da cidade. Neste ano, o festival recebeu 48 inscrições, sendo 14 de Cachoeiro e 34 de outras cidades do Espírito Santo.

Segundo Luiz Carlos Cardoso, membro da Companhia Do Outro, uma das organizadoras do evento, as apresentações sempre surpreendem o público pela ousadia de integrar diversas linguagens. “O festival celebra o teatro e a literatura do nosso estado de uma forma muito especial. A semana é de muita literatura, muita arte em Cachoeiro. O II Festival Newton Braga de Poesia Falada chega para encerrarmos com chave de ouro”, enfatiza.

Homenagem

O festival recebe esse nome em homenagem ao cachoeirense Newton Braga, um dos maiores poetas brasileiros. No evento são homenageados escritores, poetas e artistas capixabas pelo conjunto da obra. Nesta edição, a escritora, historiadora, e professora cachoeirense Ariette Moulin receberá, também no dia 05 de junho, o troféu Newton Braga pela sua contribuição à cultura cachoeirense.

SELECIONADOS

SELECIONADOS_CACHOEIRO

Cadeados

Poeta: Teris Henrique Filho

Intérprete: Teris Henrique Filho

 

Fisionomia

Poeta: Isabel Cristina Bastos

Intérprete: Isabel Cristina Bastos

 

Sobre(Vivência)

Poeta: Maycon Saiter

Intérprete: Maycon Saiter

 

Sou Cecília

Poeta: Ângela Goulart

Intérprete: Ângela Goulart

 

Quebra-Cabeça

Poeta: Anderson Fraga

Intérprete: Anderson Fraga

 

SELECIONADOS_CAPIXABAS

O Ser

Poeta: Margareth Galvão

Intérprete: Margareth Galvão

 

Sem título

Poeta: Juplin Jones

Intérprete: Juplin Jones

 

Terceira Pessoa

Poeta: Daniela Dias

Intérprete: Danieli Borgoni

 

Doca

Poeta: Anderson Bardot

Intérprete: Anderson Bardot

 

Verbo Mar

Poeta: Antônio Rocha Neto

Intérprete: Antônio Rocha Neto

 

Serviço

II Festival Nacional Newton Braga de Poesia Falada

05 de junho de 2016 - domingo.

19 horas

Teatro Municipal Rubem Braga

Gratuito.

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard