11/04/2016 07h59 - Atualizado em 05/01/2017 15h27

Funcultura: Espetáculos de dança sobre saudade e desejo em cartaz no Teatro Carlos Gomes

Espetáculos que dialogam entre a dança e o audiovisual, numa perspectiva reflexiva para ampliar a olhar sobre os personagens no palco, provocando no público diversas sensações. Assim descreve a companhia capixaba de dança contemporânea IN PARES, que comemora seus quase nove anos de existência, apresentando pela primeira vez os espetáculos de dança ‘Banzo’ e ‘Inabitáveis’ juntos, numa mesma noite. Ao todo, serão três apresentações, nos dias 15, 16 e 17 de abril, sempre às 20 horas, no palco do Teatro Carlos Gomes.

Todas as apresentações são gratuitas, e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir do dia 12 de abril, das 13h às 19h. Cada pessoa tem direito de pegar cinco ingressos. Mais informações, ligar para 3132-8399.

Os dois espetáculos já foram vistos por mais de duas mil pessoas, entre 2014 e 2015, e desta vez o público capixaba terá a oportunidade de conhecer as duas coreografias numa mesma noite. Estas apresentações fazem parte do projeto de manutenção da companhia IN PARES que foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura, através do Funcultura, pelo edital de diversidade cultural de 2015.

Os espetáculos

Inabitáveis foi o segundo espetáculo montado pela companhia e narra o dilema de dois homens, que imersos em suas crises existenciais e sexuais, tentam compreender seus desejos e o seu corpo. É um espetáculo visceral, porém, poético. Fetiches, medos, impulsos e sexo são colocados à prova, questionando e promovendo reflexão comportamental. No palco dois bailarinos vivem essa relação íntima de frustração, de reconhecimento e depois de libertação.

Banzo é o mais recente dos trabalhos da Companhia. Fruto de um edital de residência artística com a coreógrafa premiada Cristina Castro (BA), a IN PARES vai ao encontro de Guimarães Rosa e reutiliza o conto “Soroco, sua mãe e sua filha” como fonte inspiradora para construir uma dramaturgia sobre saudade; sobre a sensível relação de afeto e família e sobre a infância e a velhice. Neste espetáculo, seis bailarinos dão vida à estação e ao sertão narrado pelo conto de Guimarães, porém amplia sua emoção apresentando o passado como o elo para entendermos o nosso presente.

 

Serviço:

Espetáculos de dança contemporânea ‘Inabitáveis e Banzo’.

Local: Theatro Carlos Gomes

Datas: 15, 16 e 17 de Abril de 2016.

Horário: 20h

Ingressos: GRATUITO (Cada pessoa pode retirar 5 ingressos)

Retirada: a partir do dia 12/04, na bilheteria do teatro

Contato: Paulo Sena (27) 99956-0609 – paulosssena@hotmail.com

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard