14/05/2012 10h22 - Atualizado em
05/01/2017 15h10
FLUXUS abre a Semana de Museus no Cine Jardins
O Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), espaço cultural administrado pela Secretaria da Cultura (Secult), lança nesta segunda, dia 14 de maio, às 21 horas, o projeto Cinema de Arte, no Cine Jardins, em Vitória. Por ocasião da abertura da 10ª Semana Nacional de Museus, o Maes promove a exibição do videoarte FLUXUS, cedido pelo colecionador Neyder Fernando.
Os ingressos do filme deverão ser retirados no dia da exibição (14/5), a partir das 14 horas, na própria bilheteria do Cine Jardins. A entrada é gratuita.
FLUXUS
O Grupo Fluxus foi um movimento que marcou as artes na década de 1960, opondo-se aos valores burgueses, às galerias e ao individualismo. Em princípio era título de uma revista, mas se estendeu através de performances organizadas por George Maciunas, criador do grupo.
O movimento unia diferentes linguagens das artes, sendo composto por cineastas, músicos e atores, bailarinos, artistas plasticos. Seus integrantes procuravam inovar e ampliar as formas de expressão artísticas, utilizando suportes transitórios e/ou reprodutíveis, como happenings, performances, fotografias e instalações.
No FLUXUS, os artistas Nam June Paik e Wolf Vostell foram os primeiros a usar o vídeo, criando a videoarte. Seus participantes visavam uma revolução cultural, social e política através da arte. Em 1963, foi escrito um manifesto contendo frases como "destruam os museus de arte" ou "destruam a cultura séria", entre outras polêmicas.
SERVIÇO
1º Cinema de Arte no Cine Jardins
Exibição do videoarte FLUXUS (62 min.)
Classificação indicativa: Livre.
Local: Cine Jardins
Av. Anísio Fernandes Coelho - Jardim da Penha - Vitória, ES
ENTRADA FRANCA