11/09/2014 11h26 - Atualizado em 05/01/2017 14h54

Fimes capixabas abrem programação do Festival de Vitória

 
Em sua primeira noite, festival exibe uma seleção da atual produção cinematográfica do Espírito Santo e homenageia a diretora, jornalista e atriz Glecy Coutinho
 
Na noite desta sexta-feira (12), serão exibidos os primeiros filmes que concorrem às premiações do júri técnico do Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo, evento que se estende até aproxima quarta-feira (17) transformando Vitória na capital nacional do cinema. Logo após a Cerimônia de Abertura, será feita a homenagem à diretora, jornalista e atriz capixaba Glecy Coutinho seguida da exibição dos filmes da 3ª Mostra Foco Capixaba, com o melhor do curta-metragem local. Às 21 horas, acontece a estreia de "Entreturnos" (foto ao lado), de Edson Ferrei, essa ficção capixaba abre a 4ª Mostra Competitiva Nacional de Longas. Na sequência, serão exibidas as produções da 4ª edição da Mostra Quatro Estações, que traz filmes sobre a diversidade sexual e de gênero. Todas essas mostras acontecem no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. A entrada é franca.
 
Homenagem a Glecy Coutinho

Com 80 anos completos em 2014, Glecy Coutinho  (Foto ao lado) é dona de uma trajetória que se confunde com a história recente da cultura do Espírito Santo. Professora, atriz, jornalista, produtora, diretora e gestora pública, Glecy atuou em diversas frentes culturais e irá subir ao palco para receber o Troféu Marlin Azul. Na ocasião, será lançado uma publicação com o registro de sua carreira e também será exibido um vídeo com uma breve entrevista sua.  
 
Em 1978, Glecy Coutinho se formou na primeira turma de jornalismo da Universidade Federal do Espírito Santo, mas, desde 1964, já atuava no jornal A Gazeta sendo a primeira mulher a ser contratada pelo veículo e onde trabalhou por cerca de 20 anos. Em 1976, também passa a ser repórter da TV Gazeta, ao mesmo tempo que atuava como repórter de cultura no jornal impresso. Em 1997, ela lança a ficção "Eu sou Buck Jones", produção que conta sua direção e roteiro. Junto com Margarete Taqueti, Glecy assina a direção de outros dois curtas-metragens "Festa na Sombra" e "A Passageira.
 
Na gestão pública, foi diretora do Departamento Estadual de Cultura de 1983 até 1987, é obra desse período a criação do Centro Cultural Carmélia Maria de Souza. Em seguida, foi diretora do Diário Oficial por cerca de dois anos. Glecy também atuou na Escola de Serviço Público do Espírito Santo, foi chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo e, de 2007 a 2012, foi a Secretária Municipal de Cultura e Turismo de João Neiva.
 
Um palco para o cinema local

Valorizando o cinema feito no Espírito Santo, às 20 horas, a 3ª Mostra Foco Capixaba exibirá cinco filmes que concorrem ao Troféu Marlin Azul de Melhor Filme. Pela primeira vez a mostra contará com um filme de animação: "Saia", de Davi de Jesus Cáo, curta selecionado para o Panorama Internacional do Anima Mundi 2014. O documentário também se fará presente com "Vitória F.C." (Foto ao lado), de Vitor Graize e Igor Pontini, curta que nos faz torcer pelo futebol capixaba em meio às imagens cotidianas do tradicional clube; e com "Desfragmentos", de diretora estreante Melina Leal Galante.

Duas ficções encerram a lista de competidores da Mostra, são elas: "Pássaro de Papel", de Leo Alves, que apresenta um personagem preso à nostalgia; e "Pela Janela", de Diego de Jesus, curta que constrói um clima aterrorizante para falar da paranoia urbana cotidiana. As produções da 3ª Mostra Foco Capixaba concorrem ao Troféu Marlin Azul - Melhor Filme.   
                         
Longa-metragem capixaba

Em seguida, às 21 horas, a 4ª Mostra Competitiva Nacional de Longas apresenta "Entreturnos", primeiro longa-metragem do capixaba Edson Ferreira. Realizado com recursos do segundo edital de Longa-metragem da Secretaria de Estado da Cultura, "Entreturnos" recebe a primeira apreciação de público e crítica no 21º VCV.

Filmado na região metropolitana de Vitória, "Entreturnos" apresenta a história de quatro personagens suburbanos que têm suas vidas interligadas pelo acaso. Com uma temática contemporânea, aliada ao roteiro não-linear e uma narrativa repleta de reviravoltas, o filme é um drama multifacetado que explora a complexidade das relações interpessoais presentes na sociedade.

Diversidade sexual na telona

À meia noite, logo após a exibição do longa-metragem, serão exibidos os seis curtas-metragens da 4ª Mostra Quatro Estações, que busca mostrar as várias formas com que o cinema nacional aborda as questões da diversidade sexual e promove mais um espaço de liberdade para gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros.  Entre as temáticas presentes na safra deste ano, os filmes falam sobre a descoberta da sexualidade, as dúvidas e os medos desses desejos, ainda clandestinos recorrentes no curta-metragem até pouco tempo atrás, acabam preteridos em nome da dimensão pública deste desejo.
 
Fora de competição, a 4ª Mostra Quatro Estações será encerada com o curta-metragem "Flerte", de Hsu Chien, premiado como o melhor curta no 13º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2014. O curta-metragem conta a história de dois homens que se conhecem em uma festa e acabam a noite na casa de um deles. O filme tem estreia internacional agendada em Los Angeles durante o festival internacional LABRFF (Los Angeles Brazilian Film Festival), um dos mais renomados nos Estados Unidos.

Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo.

Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo acontece entre os dia 12 e 17 de setembro, em Vitória-ES. Esse evento conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, do BNDES, da Petrobras e da Rede Gazeta.
 
São parceiros do evento o Governo do Espírito Santo - por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto Sincades, a Prefeitura Municipal de Vitória e o Canal Brasil. O Festival conta com o apoio da Link Digital e com patrocínio da Lei Rubem Braga / Prefeitura de Vitória com apoio da ArcelorMittal, e foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural.
 
Abaixo, a programação da noite de abertura do Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo
 
Cerimônia de Abertura
Sexta-Feira (12) - às 19 horas - Theatro Carlos Gomes

Homenagem a Glecy Coutinho
Sexta-Feira (12) - às 19h30 - Theatro Carlos Gomes
 
3ª Mostra Foco Capixaba
Sexta-Feira (12) - às 20 horas - Theatro Carlos Gomes

- Desfragmentos (Documentário, 13?, ES), de Melina Leal Galante. "O fim é o início de uma existência". A partir de um local de despejo de pisos e azulejos usados, quantas memórias e histórias podem ser recriadas?

- Vitória F.C. (Documentário, 29', ES), de Vitor Graize e Igor Pontini. Um clube de futebol no ano de seu centenário: a trajetória do Vitória Futebol Clube, o time mais antigo do estado do Espírito Santo, nas finais do campeonato estadual de 2012.

- Saia (Animação, 5', ES), de Davi de Jesus Cáo. Os episódios de Saia continuavam indefinidamente. Sua conclusão, quando veio, foi chocante. Para todos, já era tarde demais.

- Pela janela (Ficção, 20', ES), de Diego de Jesus. Após ouvir a briga dos vizinhos, jovem começa a descobrir que a sua vida talvez não seja como ela imagina.

- Pássaro de papel (Ficção, 20', ES), de Léo Alves. Um fotógrafo passa por um momento reflexivo e busca em si lembranças do passado, decidindo voltar momentaneamente ao antigo vilarejo onde morava com o pai.

4ª Mostra Competitiva Nacional de Longas

Sexta-Feira (12) - às 21 horas - Theatro Carlos Gomes

- Entreturnos (Ficção, 82', ES), de Edson Ferreira. Beto, um cobrador de ônibus, é casado com Gilda, uma caixa de supermercado. O casal vive um momento de crise que se agrava quando Beto se aproxima de Leia, dona de um bar em que ele costuma frequentar. Com a chegada de Valcir, forma-se um triângulo amoroso que resulta na gravidez de Leia. Um acontecimento inesperado transformará a vida de todos.
 
4ª Mostra Quatro Estações
Sábado (13) - à meia-noite - Theatro Carlos Gomes
 
- Canto de outono (Ficção, 13?24", PE), de André Antônio. Chegado o outono. Em breve iremos mergulhar nas trevas frias.

- Embaraçadas (Ficção, 12', ES), de Paulo Sena. Duas mulheres, uma história e dois limites. Elas se encontram, se desencontram e se amam. Embaladas pela dança de seus vazios elas entendem o sentido do começo e do fim.

- Uma carta para Heitor (Ficção, 15', GO), de Larissa Fernandes. Após a descoberta de uma caixa com o passado dos pais, Beatriz fica em dúvida e sai em busca de uma resposta.

- Linda, uma história horrível (Ficção, 20', RS), de Bruno Gularte Barreto. Com uma mala em punho, um filho já adulto chega para visitar sua idosa mãe. Baseado no conto homônimo do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu.

- O olho zarolho (Ficção, 17', SP), de René Guerra e Juliana Vincente. Matheus tem duas mães. Sua mãe número 1 entra em crise ao ver os seus desenhos. O Olho e o Zarolho é uma fábula sobre a família moderna.

 - Flerte (Ficção, 15', RJ), de Hsu Chien. Na noite, expectativas se misturam a um simples flerte. Dois homens se conhecem numa balada e seguem para a casa de um deles para uma noite de sexo. Mas a noite está apenas começando. (FILME FORA DE COMPETIÇÃO).

Apresentadores confirmados
Dia 12/09 - Leonardo Medeiros e Leticia Persiles
Dia 13/09 - Paloma Bernardi
Bel Kutner - ela, além de participar da cerimônia de homenagem ao pai, será uma das integrantes da comissão julgadora de longas-metragens.  Ela também apresentará um dia do Festival, mas a data ainda não foi definida.
 
Artistas que virão prestigiar seus filmes:
Chay Suede - filme Lascados - dia 14/09
Luciano Vidigal - filme Cidade de Deus- 10 anos Depois - dia 13/09
Paulo Roque - filme Entreturnos - dia 12/09
Luis Miranda - filme Entreturnos - dia 12/09
Janaina Kremer - filme Entreturnos - dia 12/09
 
Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo - Programação Geral por dia
 
Sexta-Feira (12/09)

XV Festivalzinho de Cinema - 9h - Cineclube Metrópolis
Oficinas de Cinema - 8h às 12h -  Hotel Senac Ilha do Boi
XV Festivalzinho de Cinema - 14h - Cineclube Metropolis
Cerimônia de abertura - 19h - Theatro Carlos Gomes
Homenagem a Glecy Coutinho- 19h30 - Theatro Carlos Gomes
III Mostra Foco Capixaba - 20h  - Theatro Carlos Gomes
IV Mostra Competitiva Nacional de Longas: "Entreturnos" - 21h - Theatro Carlos Gomes
IV Mostra Quatro Estações - 0h - Theatro Carlos Gomes
 
Sábado  (13/09)

Oficinas de Cinema - 8h às 12h -  Hotel Senac Ilha do Boi
Debate com os realizadores da III Mostra Foco Capixaba - 10h - Hotel Senac Ilha do Boi
Coletiva da Mostra Competitiva de Longas - 11h - Hotel Senac Ilha do Boi
Sessão especial VCV (não competitiva): "Cidade de Deus: 10 anos depois" - 15h - Theatro Carlos Gomes
Mostra Outros Olhares (não competitiva) - 17h - Theatro Carlos Gomes
XVIII Mostra Competitiva Nacional de Curtas  - 19h - Theatro Carlos Gomes
IV Mostra Competitiva de Longas: "Branco sai, preto fica" - 21h - Theatro Carlos Gomes
 
Domingo (14/09)

IV Mostra Competitiva de Longas: "Batguano" - 00h - Theatro Carlos Gomes
Show da banda Manacá com a atriz e cantora Letícia Persiles - 1h20 Lounge do VCV ao lado do Theatro Carlos Gomes
DJs Regina Destefani e Shita Yamashita 2h30 - Lounge do VCV ao lado do Theatro Carlos Gomes
Sessão especial VCV (não competitiva): "Até que a Sbórnia nos separe" - 5h - Theatro Carlos Gomes
Oficinas de Cinema - 8h às 12h - Hotel Senac Ilha do Boi
Debate da XVIII Mostra Competitiva de Curtas - 10h - Hotel Senac Ilha do Boi
Coletiva da IV Mostra Competitiva de Longas - 11h -  Hotel Senac Ilha do Boi
Sessão especial VCV (não competitiva): "Lascados" - 15h - Theatro Carlos Gomes
III Mostra Corsária - 17h - Theatro Carlos Gomes
XVIII Mostra Competitiva de Curtas - 19h  - Theatro Carlos Gomes
IV Mostra Competitiva de Longas: "A vizinhança do tigre" - 21h  - Theatro Carlos Gomes
 
Segunda-Feira (15/09)

XV Festivalzinho de Cinema -  9h - Cineclube Metrópolis
Oficinas de Cinema - 8h às 12h -  Hotel Senac Ilha do Boi
Debate da XVIII Mostra Competitiva de Curtas - 10h - Hotel Senac Ilha do Boi
Coletiva da IV Mostra Competitiva de Longas - 11h - Hotel Senac Ilha do Boi
Coletiva do Homenageado Nacional e lançamentos do Caderno do homenageado, de livros e de DVDs  - 15h  -  Hotel Senac Ilha do Boi
XV Festivalzinho de Cinema - 14h - Cineclube Metrópolis
III Mostra Corsária - 17h - Theatro Carlos Gomes
XVIII Mostra Competitiva Nacional de Curtas - 19h - Theatro Carlos Gomes
Homenagem nacional - 20h30 - Theatro Carlos Gomes
III Mostra Competitiva Nacional de Longas: "A história da eternidade" - 21h - Theatro Carlos Gomes
 
Terça-Feira (16/09)

XV Festivalzinho de Cinema -  9h - Cineclube  Metrópolis
Oficinas de Cinema - 8h às 12h -  Hotel Senac Ilha do Boi
Debate da XVIII Mostra Competitiva de Curtas - 10h - Hotel Senac Ilha do Boi
Coletiva da III Mostra Competitiva de Longas - 11h - Hotel Senac Ilha do Boi
XV Festivalzinho de Cinema - 14h - Cineclube Metrópolis
I Mostra de Animação (não competitiva) - 15h - Theatro Carlos Gomes (para escolas - júri popular)
III Mostra Corsária - 17h - Theatro Carlos Gomes
XVIII Mostra Competitiva de Curtas - 19h - Theatro Carlos Gomes
IV Mostra Competitiva de Longas: "Cauby - começaria tudo outra vez" - 21h - Theatro Carlos Gomes
 
Quarta-Feira (17/09)

Debate da Mostra Competitiva de Curtas - 10h - Hotel Senac Ilha do Boi
Coletiva da Mostra Competitiva de Longas - 11h - Hotel Senac Ilha do Boi
Filme de encerramento (não competitivo): "Macunaíma" - 19h - Theatro Carlos Gomes
Premiação - 21h30 - Theatro Carlos Gomes

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard