09/08/2012 10h40 - Atualizado em 05/01/2017 14h38

Festival Nacional de Teatro de Guaçuí começa dia 19 de agosto

A 13ª edição do tradicional Festival Nacional de Teatro de Guaçuí começa no próximo dia 19 e prossegue até dia 25 de agosto no Teatro Municipal "Fernando Torres" e praças da igreja Matriz e João Acacinho. A programação inclui apresentações de espetáculos numa mostra competitiva, debates, cursos e exposição. As peças teatrais classificadas são de vários estados, entre eles Espírito Santo, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Pernambuco.

O Festival terá abertura no domingo (19), às 19h, com a exposição de fotos da atriz Dina Sfat, com curadoria de Antônio Gilberto. Serão expostas fotografias de todos os personagens por ela interpretados ao longo de seus 27 anos de carreira profissional em novelas, cinema e Teatro.

O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), do grupo de teatro Gota Pó e Poeira e Prefeitura de Guaçuí.

Festival

O Festival de Teatro de Guaçuí vem se tornando um dos eventos mais importantes do cenário cênico nacional. Este evento ratifica o hábito da população em prestigiar os espetáculos que se apresentam no Festival desde sua primeira edição, e ao mesmo tempo valoriza a diversidade cultural de nosso país. Ele fomenta as Artes Cênicas, aproximando o público dos grupos e os grupos das aspirações do povo. O público se envolve não só com o teatro, mas também com outras manifestações artísticas como a dança e a música.

Iniciado pelo grupo "Gota Pó e Poeira", implementou-se com a inauguração do Teatro Municipal Fernando Torres e se consolidou a partir da realização do "I Festival de Teatro de Guaçuí - em 2000. De lá para cá foram doze edições do festival, conquistando um público fiel e fazendo com que se tornasse uma referência para o Sudoeste capixaba.

Dina Sfat: Retratos da Atriz

Esta exposição tem como objetivo resgatar a obra de uma das nossas maiores atrizes, por meio da apresentação de fotografias de toda sua trajetória artística (iniciada em 1962 em São Paulo no espetáculo "Antígone América" na Companhia de Ruth Escobar).

A pesquisa envolveu fotografias, programas de teatro, cartazes, reportagens e entrevistas publicadas em jornais e revistas, bem como bibliografia referente aos trabalhos realizados pela atriz nos três veículos em que exerceu a sua profissão.

Foram selecionadas para a exposição fotografias que pertenceram à atriz, bem como fotos encontradas em importantes arquivos da "Agência O Globo", "Cedoc/TV Globo", "Cedoc/Funarte", "Bloch Editores", "Agência/RBS" e acervos pessoais de amigos e colegas da atriz, que mostram os personagens interpretados por Dina Staf no teatro, cinema e televisão.

A Exposição também apresenta os figurinos usados pela atriz em seu último trabalho como no espetáculo "Irresistível Aventura". Cada trabalho apresenta uma pequena ficha técnica e a foto da atriz/personagem reproduzida no tamanho 30 x 40 cm.

O público poderá assistir às duas últimas entrevistas da atriz para a televisão nos programas "Papo Com Ziraldo" e "Advogado do Diabo", ambos produzidos pela TVE/Rio, durante a visitação.

Curadoria

A curadoria da exposição é do diretor, pesquisador e produtor teatral Antonio Gilberto, atual Diretor da Funarte.

Antônio iniciou profissionalmente sua carreira no Rio de Janeiro como assistente de Direção de Domingos Oliveira na Companhia da atriz Dina Sfat. Participou como assistente de Direção em vários espetáculos e dirigiu muitos outros em sua extensa carreira.

Como pesquisador de teatro, realizou diversas curadorias de exposições em homenagem a atores e diretores do teatro brasileiro: Domingos Oliveira (1997), exposição apresentada no 4º festival de teatro do Rio da Universidade Veiga de Almeida (Teatro do campus Tijuca); Renata Sorrah, "Uma mulher de teatro" (2006), exposição apresentada no 13º festival de teatro do Rio da Universidade Veiga de Almeida e Ítalo Rossi, "Mestre do teatro" (2007), exposição apresentada no 14º festival de teatro do Rio da Universidade Veiga de Almeida.

Programação:

III Festival Nacional de Teatro de Guaçuí

DIA 19 - Domingo
19h - Abertura da Exposição 30 Anos - Dina Sfat
19h30 - Bernarda, por detrás das paredes - Vitória - ES
20h30 - Bernarda, por detrás das paredes - Vitória - ES

Dia 20 - Segunda-feira
20h30 - Deus e o diabo na terra do sol - Rio de janeiro - RJ

DIA 21 - Terça-feira
14h - Scooby Doo e um mistério na Amazônia - Vitória - ES
16h - Desamor - Goiânia - GO
20h30 - Olho - GO

DIA 22 - Quarta-feira
10h - Amor por anexins - Joinvile - SC
14h - Histórias da Carrocinha - Porto Alegre - RS
16h - Exibição do filme "Evoé", no Salão dos Vicentinos.
20h30 - Orlando! - Rio de Janeiro - RJ

DIA 23 - Quinta-feira
8h - Oficina com a Cia PeQuod - RJ
10h - Laura e a incrível história da porca que tinha ataques de vontade - Itabirito - MG
14h - Cabeça de Vento - Rio de Janeiro - RJ
16h - Exibição do vídeo do Itaú Cultural, no Salão dos Vicentinos.
20h30 - Rubro Sangue sobre as folhas amarelecidas do outono - Cabo de Santo Agostinho - PE

DIA 24 - Sexta-feira
8h - Oficina com a Cia Caixa do Elefante - RS
10h - Folia de um Semi-Deus, sabe-se lá o que é isso - Rio de Janeiro - RJ