01/06/2011 07h30 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

'Festival ES de Dança' abre inscrições para oficinas no dia 20 de junho

Estudantes e profissionais de dança podem se inscrever a partir do dia 20 de junho nas oficinas do "Festival ES de Dança".  Os quatro cursos oferecidos são gratuitos e comportam até 25 alunos. As atividades serão realizadas entre os dias 8 e 10 de julho, das 09 às 12 horas, na Escola de Dança Cridança, em Jardim da Penha.

Os participantes de cada oficina terão a oportunidade de aperfeiçoar a dança com profissionais gabaritados da área, são eles: Angel Vianna, Vera Sala, Suely Machado e Marcelo Ferreira.

A homenageada do evento, Angel Vianna, vai ministrar a oficina "Consciência do Movimento". Ela apresentará uma técnica que desenvolve há mais de 30 anos, que consiste em proporcionar maior conhecimento, usos e percepções do corpo. Aliado a isso, trabalhar com exercícios de improvisação.

A professora, criadora e pesquisadora de dança Vera Sala, oferecerá um workshop sobre "Investigação da Dramaturgia no Corpo". O objetivo é investigar e ampliar o vocabulário corporal do aluno, a partir da pesquisa de novos caminhos, novas relações e conexões no seu corpo. A aula é direcionada aos interessados em processos de criação.

A psicóloga, coreógrafa e bailarina Suely Machado apresentará a oficina "Criação do Gesto", que consiste em trabalhar as diferentes qualidades dos participantes. Além disso, exercita a preparação cênica do bailarino. A oficina é indicada a todas as pessoas que têm o interesse em entrar em contato íntimo com seu corpo e expressá-lo por meio do gesto. As aulas de Suely serão ministradas em parceria com bailarinos do Grupo de Dança Primeiro Ato.

O coreógrafo, diretor teatral, ator e bailarino Marcelo Ferreira, vai ministrar o mini-curso "Gestual Dramático Expressionista". A aula envolve o aluno na dramaturgia contemporânea, artes visuais e audiovisuais. A oficina tem um perfil dança-teatro e apresenta referências de dança e de encenação.

Os profissionais

Angel Vianna
A carioca Angel Vianna é referência no cenário da dança contemporânea. Possui uma escola e também faculdade de dança no Rio de Janeiro. É formada em Música e em Belas Artes pela Escola Guignard, onde recebeu vários prêmios nos Festivais Universitários de Arte, promovidos pela União Estadual de Estudantes (UNE), e em Ballet Clássico. A bailarina desenvolveu trabalhos em diversos institutos e centros de estudo do País.

Reconhecida socialmente a artista recebeu em 1999, o prêmio Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, pela Presidência da República do Brasil, por suas relevantes contribuições à cultura brasileira. Outros prêmios de destaque de Angel foi o Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da cidade do Rio de Janeiro conferida pelo Prefeito do Município, em 2000 e o Prêmio Mambembe 1996, pelo total da Obra.

Vera Sala
Vera Sala nasceu em São Paulo, é criadora e pesquisadora em dança.  Professora do Curso de Comunicação das Artes do Corpo, PUC / SP. Recebeu o Premio APCA, em 1999 e 2005, nas categorias pesquisa em dança e criadora intérprete respectivamente e o prêmio Mambembe na categoria pesquisadora Performer em 1998. Atualmente, desenvolve pesquisa com Instalações Coreográficas.

Suely Machado
Suely Machado é mineira, graduada em Psicologia (PUC/MG), com especialização em Coreoterapia e Psicomotricidade e com curso de extensão em Pedagogia do movimento para o ensino da dança (UFMG). Bailarina e coreógrafa formada em Dança Moderna possui extenso currículo de cursos com expoentes da dança nacional e internacional. Dirige o Grupo de Dança Primeiro Ato e o 1º Ato Centro de Dança desde 1982. Por três anos consecutivos, desde 2008, está como conselheira do Festival de Joinville, e atualmente integra o projeto Caminho das Artes na cidade de Nova Lima que reúne artistas de grande expressão na cena cultural brasileira.

Marcelo Ferreira
O capixaba Marcelo Ferreira é coreógrafo, diretor teatral, ator e bailarino. Pesquisador e Professor de Expressão Corporal na Faculdade de Música do ES. Diretor da Companhia de Teatro Urgente. Pesquisa gestual, teatro-físico, gestual dramático expressionista. Atuou na Cia. Neo-Iaô de Dança por 15 anos.

Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim