09/09/2014 07h15 - Atualizado em
05/01/2017 14h54
Festival de Vitória contará uma mostra dedicada aos filmes de animação
A 1ª Mostra de Animação exibirá um panorama do cinema brasileiro de animação produzido atualmente. Acima, imagem do curta-metragem A Escada, de André Arôxa
Animações brasileiras produzidas entre 2013 e 2014 têm uma janela específica no Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo. Neste ano, o Festival contará com uma seção dedicada exclusivamente a esse tipo de produção: a 1ª Mostra de Animação. Serão exibidos nove curtas-metragens que concorrem ao Troféu Marlin Azul - Melhor Filme Animação pelo júri popular. A 1ª Mostra de Animação acontece no Theatro Carlos Gomes, na terça-feira (16/09), a partir das 15h.
Com a curadoria da programadora audiovisual Rosemeri Barbosa, a 1ª Mostra de Animação consolida a presença desse gênero de filmes na programação do Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo e exibirá um panorama das temáticas e das técnicas presentes no cinema de animação brasileira realizado no Brasil atualmente.
Sobre os filmes
Fazem parte da 1ª Mostra de Animação produções dos estados da Bahia, Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Destacam-se na programação os curtas "Fuga Animada", do paulista Augusto Roque. Em 180 segundos, o filme fala da relação de criação e criador através do personagem do curta, um pequeno boneco fugitivo que trava, através de diferentes técnicas de animação, uma briga por espaço com os traços que o criaram. Já o curta "Saturno", animação mineira dirigida a quatro mãos por Sávio Leite e Clécius Rodrigues destaca técnicas de stop-motion.
Vencedora do prêmio de Melhor Fotografia no tradicional festival de animação pernambucano Animacine, "A Escada", de André Arôxa, apresenta a história de um homem que perdeu tudo que ama e está prestes a tomar uma decisão. A animação foi realizada através do Projeto Animando Histórias, da Universidade Federal de Pernambuco, que visa a resgatar histórias tradicionais do folclore pernambucano. Também de Pernambuco, a animação "O Gaivota" apresenta os traços de Ayodê França sob a direção de Raoni Assis. Lançado na última edição do Cine PE, o filme faz uma reflexão sobre as relações entre um trabalhador e seu trabalho, seu apego e o legado que deixamos.
A 1ª Mostra de Animação também exibirá as produções gaúchas "A Pequena Vendedora de Fósforos", de Kyoko Yamashita, e "Hotel Farrapos", de Lisandro Santos. Completam a programação da mostra os curtas paulistas "Dream Catchers", de Gabriel Moura Santana, "Castilho Y El Armado", de Pedro Harres e "Guida", de Rosana Urbes.
Uma realização da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o Festival de Vitória - 21º Vitória Cine Vídeo acontecerá entre os dias 12 e 17 de setembro, em Vitória, e conta com o patrocínio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Petrobras e da Rede Gazeta.
São parceiros do evento o Governo do Espírito Santo - por meio de sua Secretaria de Estado da Cultura, o Instituto Sincades, a Prefeitura Municipal de Vitória e o Canal Brasil. O Festival conta com o apoio da Link Digital e com patrocínio da Lei Rubem Braga / Prefeitura de Vitória com apoio da ArcelorMittal, e foi contemplado na seleção pública do Programa Petrobras Cultural.
Abaixo, os filmes do 1ª Mostra de Animação:
- A Escada, de André Arôxa (3?05", 2013, PE).
- A Pequena Vendedora de Fósforos, de Kyoko Yamashita (9?13", 2014, RS).
- Castillo Y El Armado, de Pedro Harres (13?, 2014, SP).
- Dream Catchers, de Gabriel Moura Santana Freire (5?, 2014, SP).
- Fuga Animada, de Augusto Bicalho Roque (4?, 2013, SP).
- Guida, de Rosana Urbes (11?, 2014, SP).
- Hotel Farrapos, de Lisandro Santos (12?, 2014, RS).
- O Gaivota, de Raoni Assis (7?, 2014, PE).
- Saturno, de Sávio Leite e Clécius Rodrigues (8?30", 2014, MG).