11/09/2013 08h46 - Atualizado em 05/01/2017 14h27

Festival de Vitória abre inscrições para a 15ª edição do Concurso de Roteiro Capixaba

Autores capixabas, ou os que moram no Espírito Santo há pelo menos dois anos, podem enviar suas propostas de roteiro até o dia 07 de outubro.

Já estão abertas as inscrições para a 15ª edição do Concurso de Roteiro Capixaba promovido pelo Festival de Vitória - 20º Vitória Cine Vídeo realizado pela Galpão Produções e Instituto Brasil de Cultura e Arte. Até 07 de outubro, os autores capixabas, ou os que moram no Espírito Santo há pelo menos dois anos, podem enviar suas propostas de roteiro para concorrer a uma oportunidade de realizar um curta metragem de até 15 minutos de duração.

No aniversário de 20 anos do Vitória Cine Vídeo, o 15º Concurso de Roteiro Capixaba vai premiar com R$ 20.000,00 (vinte mil reais) o melhor roteiro inscrito dos gêneros ficção ou documentário, após a avaliação de um júri técnico. O roteiro vencedor será anunciado na noite de encerramento do Festival de Vitória - 20º Vitória Cine Vídeo, no dia 02 de novembro, na Estação Porto.

O autor contemplado deverá utilizar o recurso para custear o orçamento do projeto com a produção do filme, como o pagamento de aluguel de equipamentos, finalização, contratação de equipe, entre outras despesas. Fica a critério do autor a contratação de recursos humanos e materiais, contudo, a equipe técnica deve ser composta, prioritariamente, por profissionais do mercado local.

O filme cujo roteiro for premiado no concurso deverá ser realizado em até 01 ano e será lançado durante o 21º Vitória Cine Vídeo, em 2014.

NOVOS TALENTOS

Há 15 anos, o Festival de Vitória oferece o Concurso de Roteiro Capixaba como um incentivo à produção audiovisual capixaba, selecionando as melhores idéias com potencial para se tornar um filme e, assim, valorizando o mercado cinematográfico capixaba. Para a diretora do Festival, Lucia Caus, um dos objetivos do concurso é contribuir para aquecer o cenário da produção audiovisual no Espírito Santo: "O festival proporcionou que muitos realizadores concretizassem o projeto de um filme, muitas vezes o primeiro de uma carreira profissional de destaque no audiovisual".

CINEMA NO INTERIOR DO ESTADO

O mais recente contemplado no concurso foi Giandro Gomes com o roteiro do curta "Doppelganger" (2012). A escolha do júri técnico acompanha a força do desenvolvimento do audiovisual no interior do Estado, crescente nos últimos anos. Lucia Caus explica que o Concurso do Roteiro Capixaba tem o perfil de revelar talentos em todo o Estado. "É muito satisfatório vermos os jovens do interior se lançando em produções experimentais e desenvolvendo projetos completos, desde o roteiro até a finalização e se associando em coletivos, aprendendo desde o início que cinema é equipe", afirma Lucia.

O filme "Doppelganger" será exibido na programação de encerramento do Festival de Vitória - 20º Vitória Cine Vídeo, a ser realizado de 28 de outubro a 02 de novembro.

INSCRIÇÕES

O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site www.festivaldevitoria.com. As inscrições permanecem abertas até o dia 07 de outubro e devem contar com os seguintes documentos em formato pdf: comprovante de residência atual, comprovante de residência antigo (no mínimo dois anos), formulário do projeto (anexo I) e roteiro cinematográfico.

Também serão aceitas inscrições enviadas pelos Correios, com data de postagem até o dia 07 de outubro, para o endereço: R. Professora Maria Cândida da Silva, 115, Bairro República - Vitória/ES. CEP 29070-210.

Como um espaço para revelação de novos talentos do audiovisual, o Concurso já patrocinou os seguintes filmes:

Macabéia (1998) - Roteiro: Erly Vieira Jr.

Escolhas (1999) - Roteiro: Ana Cristina Murta

Mundo Cão (2000) - Roteiro: César Chaia, Marcelo Martins, Sérgio Marangoni, Poliana Côgo e Sáskia Sá

Manoela (2001) - Roteiro: Aristeu Carlos Simões

A Passageira (2002) - Roteiro: Glecy Coutinho

Primeira Paróquia do Cristo Sintético (2004) - Roteiro: Gabriel Menotti

Vanessa (2005) - Roteiro: Rebecca Monteiro Tosta

Agrados para Cloê (2006) - Roteiro: Jefinho Pinheiro

Dia de Sol (2007) - Roteiro: Virgínia Jorge

Raiz que Racha a Rua (2008) - Roteiro: Alexandre Serafini

A Ladeira (2009) - Roteiro: Iza Rosemberg

Pela Parede (2010) - Roteiro: Lucas Bonini e Wayner Tristão

Pique Esconde (2011) - Roteiro: Dominique Lima

Informações à imprensa:
RF Assessoria de Comunicação

Tel.: 27 3207-3351 / 3352 / 3353. Celular: 9999-1174 / 9225-5125

Av. Desembargador Santos Neves, 601, Praia Shopping, loja 32, Praia do Canto.

E-mail:  redacao@rfcomunicacao.com.br

Facebook: www.facebook.com.br/rfassessoriadecomunicacao