04/07/2012 11h43 - Atualizado em 05/01/2017 14h36

Festival de Inverno terá avant-première nesta quinta-feira (05) no Theatro Carlos Gomes

Maior evento do gênero no Espírito Santo e um dos mais importantes do País, o XIX Festival Internacional de Música Erudita e Popular de Domingos Martins terá a sua avant-première em grande estilo nesta quinta-feira (05), às 20 horas, no Theatro Carlos Gomes, no Centro de Vitória. A noite contará com Recital de Piano com Fernando Vago, e de Acordeão com Mirano Schuler e Trio Gonzagão de Cartola. Os ingressos são gratuitos, mas limitados, e serão distribuídos, por ordem de chegada, na bilheteria do teatro uma hora antes da apresentação.

O Festival de Inverno de Domingos Martins será realizado de 20 a 29 de julho. O tema "Do prelúdio ao baião" é uma homenagem aos músicos e compositores Claude Debussy e Luiz Gonzaga. Debussy, pianista e compositor francês, um dos mais importantes e influentes músicos do início do Século XX, neste ano celebraria 150 anos. Luiz Gonzaga, brasileiro considerado o rei do baião, pioneiro na apresentação de músicas do sertão nordestino, representada pela sanfona, que em 2012 completaria seu centenário.

Oficinas

A cada ano, o evento se aprimora, buscando a experiência de outras cidades que são referência nesta área, como é o caso de Campos do Jordão (SP). Com isso, o nível dos professores que vão ministrar oficinas de música durante o evento também tem crescido muito. Atraídos por esses grandes mestres, alunos do mundo inteiro estão se interessando pelos cursos.

A procura pelos cursos tem sido tão grande, que das 32 oficinas de instrumentos musicais e de canto que serão oferecidas durante o evento, 12 já tiveram suas vagas preenchidas. Entre os alunos, músicos de países como Estados Unidos, Suécia, Sérvia, Paraguai, Uruguai, Argentina e Coréia do Sul.

Nos últimos dois anos o Governo do Estado tem dado todo apoio ao Festival de Inverno de Domingos Martins, visando resgatar a sua essência, que é a de divulgar e aprimorar a música erudita e popular. A 19ª edição é uma realização do Governo do Espírito Santo, por meio das Secretarias de Estado do Turismo (Setur) e da Cultura (Secult) e da Faculdade de Música "Maurício de Oliveira" (Fames).

A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Domingos Martins, em parceira com Instituto Sincades, contando ainda com o apoio institucional do Montanhas Capixabas Convention & Visitours Bureau, e patrocínio do Banestes, Caixa Econômica Federal, Eletrobras, Garoto e Sebrae-ES. A organização é da Multieventos.

No ano passado, o Festival recebeu cerca de 20 mil turistas, entre alunos, profissionais de música, e outros visitantes apreciadores da música erudita e popular. Para 2012 serão 987 músicos envolvidos, 55 atrações, 75 horas de apresentação musical, 10 dias de evento, 650 vagas nas oficinas, sendo 370 bolsas.

Entre as atrações nacionais que se apresentarão durante o festival estão Dominguinhos e o grupo Falamansa. Alguns detalhes ainda estão sendo ?fechados?, entre eles uma grande atração internacional e a Feira de Livros de autores capixabas, evento paralelo e que conta com apoio da Academia Espírito-Santense de Letras.

Mais informações: www.festivaldomingosmartins.com.br

Programação:

05 de julho (quinta)

20h - Lançamento do festival com recital de Piano e Acordeão comandado por Fernando Vago, Mirano Schuler e Trio Gonzagão de Cartola - Theatro Carlos Gomes

20 de julho (sexta)

19h30 - Cerimônia de abertura do Festival - palco

20h30 - Concerto com a Orquestra Filarmônica do Espírito Santo sob a regência do Maestro Leonardo David e Acordeonista Toninho Ferragutti - palco

22h - Dominguinhos - palco

00h - Banda Trilha - palco

21 de julho (sábado)

12h - Grupo Cultural Martinense - palco

14h - Grupo de Dança Folclórica Germânica Grünes Tal - Rua de Lazer