Festival de Inverno: “Palco Livre” reúne artistas de diversos municípios capixabas
A 2ª edição do Palco Livre, iniciada no último sábado (18), foi um grande sucesso. No palco instalado no meio da Rua de Lazer, em Domingos Martins, a iniciativa abriu espaço para artistas iniciantes mostrarem seu trabalho em um show com a duração de 40 minutos cada. O espaço democrático e livre contribui para uma maior visibilidade dos artistas. Vale lembrar que o Palco Livre continua durante toda a semana, e vai até domingo (26) com uma programação intensa de shows.
O projeto, que integra a programação do XXII Festival de Internacional de Inverno de Domingos Martins, recebeu no sábado (18) e domingo (19) os artistas Ana Cíntia, Ju Ferreira, Stefânia Ramlow, Alisson Bonela, Festina Lente, Doidivanes, Marcelo P, 4 de Nós, Fábio Marques e Jojoca Estevão, Godoy, Nanda Soares, Notícias de Ontem e Soul Mister Black.
Lucas Caser (foto ao lado), vocalista da banda Doidivanes afirma que tocar no palco livre foi uma experiência nova e sensacional. A aproximação com o público é muito aconchegante. “Eu sempre fico nervoso com apresentações, mas na hora que começamos a tocar, me senti em harmonia com o publico rapidamente, não somente pelas palmas, mas também pela calmaria que me foi passada pelos olhares de amigos e pessoas presentes, o carinho, os sorrisos. Foi muito especial”, afirma.
A cantora Juh Ferreira (foto ao lado), da localidade de Ponto Alto, em Domingos Martins, aos 15 anos de idade se apresentou pela primeira vez para um público grande. “Foi uma sensação muito boa poder cantar pela primeira vez em cima de um palco e mostrar meu trabalho para tanta gente. O público curtiu e eu mais ainda”, conta.
Palco Livre
Sucesso de público na Edição 2014 do Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, o “Palco Livre” volta neste ano com um espaço democrático para apresentações musicais livres e voluntárias. Um palco é montado na Rua do Lazer, entre 18 e 26 de julho. Os artistas foram selecionados por uma Comissão de Seleção formada por membros da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).
O “Palco Livre” foi montado no ano passado, inicialmente, para participações de alunos e professores do festival. Entretanto, bandas locais viram no projeto também uma oportunidade de mostrar o seu trabalho ao grande público do festival e sugeriram à organização do evento a participação também de músicos que não estivessem inscritos nas oficinas. Dessa forma, o Palco Livre tornou-se mais um espaço musical que movimenta o Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, atraindo olhares e arrancando elogios do público.
O Festival
Único do gênero no Espírito Santo, o Festival de Inverno tornou-se um dos maiores eventos de caráter turístico e cultural. Em suas edições anteriores, milhões de pessoas passaram pelo evento e mais de 10 mil alunos participaram dos cursos, oficinas e palestras oferecidas. Além dos professores e alunos, que passam a conhecer a cultura e o potencial capixaba, muitos turistas comparecem ao evento. O festival é realizado pela Prefeitura Municipal de Domingos Martins, e conta com apoio das Secretarias de Cultura e Turismo do Governo do Estado, além de outros patrocinadores.
Confira a programação desta semana:
21 de julho (Terça-Feira)
Palco Livre: Rua de Lazer, 18h às 22h
Concerto de Professores: Igreja Luterana, 19h
Coro Curumins da Fames: Coreto da Praça, 20h
Orquestra Pop Jazz: Palco Principal, 21h
Jam Session (Professores): Praça de Alimentação, 23h
22 de julho (Quarta-Feira)
Concerto de Alaúde – José Eduardo Costa: Coreto da Praça, 18h
Concerto de Professores: Igreja Luterana, 19h
Alexandre Araújo: Coreto da Praça, 20h
Projeto Feijoada: Palco Principal, 21h
Denise Pontes: Praça de Alimentação, 23h
23 de julho (Quinta-Feira)
Palco Livre: Rua de Lazer, 18h às 22h
Concerto de Professores: Igreja Luterana, 19h
Coro da Ufes: Coreto da Praça, 20h
Jam Session (Professores): Coreto da Praça, 21h
Big Band do Festival: Palco Principal, 22h
Banda Cidade do Verde: Praça de Alimentação, 23h
24 de julho (Sexta-Feira)
Palco Livre: Rua de Lazer, 18h à 00h
Coro do Festival: Coreto da Praça, 18h
Concerto de Professores: Igreja Luterana, 19h
Orquestra do Festival: Coreto da Praça, 20h
O Grande Encontro Capixaba - Marcelo Ribeiro, Amaro Lima, Fred, da Banda Macucos e Renato Casa Nova, da Banda Casaca: Palco Principal, 21h30
Bad Guys: Praça de Alimentação, 23h
25 de julho (Sábado)
Eduardo Lopes Saxofonista: Praça de Alimentação, 12h
Grupo Infantil de Danças Alemãs Kindertanz (Santa Maria de Araguaia, Marechal Floriano): Coreto da Praça, 12h
Coral ArtesCanto: Coreto da Praça, 13h
Banda de Metais do Festival: Coreto da Praça, 14h
Palco Livre: Rua de Lazer, 14h às 22h
Grupo de Danças Folclóricas Bergfreunde de Campinho, Domingos Martins: Coreto da Praça, 17h30
Núcleo de Excelência Pianística da Fames: Igreja Luterana, 18h
Le Concert Impromptu & Pianista Bruno Belthoise – França: Igreja Luterana, 19h
Cinco Nós: Coreto da Praça, 20h
Michael Sullivan: Palco Principal, 22h
Jackson Lima Acústico: Praça de Alimentação, 00h
26 de julho (Domingo)
Palco Livre: Rua de Lazer, 12h às 18h
Lira Guanduense: Palco Principal, 12h
Trio Nova Onda: Praça de Alimentação, 13h
Grupo de dança folclórica Blumen der Erde (Soído, DM): Coreto da Praça, 14h
Coral Cidade do Verde: Coreto da Praça, 16h
Orquestra de Cordas de Irupi: Coreto da Praça, 17h
Banda 38º BI do Exército: Palco Principal, 18h
Confira o site oficial do Festival: http://www.festivaldomingosmartins.com/
Serviço:
Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins
Data: 17 a 26 de julho de 2015
Local: Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho e oficinas em Campinho e comunidades do interior