28/07/2010 11h51 - Atualizado em 05/01/2017 15h35

Festival de Inverno leva música clássica a Domingos Martins

As composições de Fréderic Chopin e Noel Rosa deram o tom no primeiro fim de semana do XVII Festival de Inverno de Domingos Martins. A chuva fina não atrapalhou e o público prestigiou os concertos realizados no palco e no coreto da Praça Arthur Gerhardt. A movimentação na cidade foi grande e os visitantes lotaram os restaurantes, bares e comércio local.

Na sexta-feira, 23, a pianista Linda Bustani executou o concerto de abertura "Um Piano na Praça", com obras de Chopin. Num ambiente mais intimista, o público assistiu a apresentação acomodado em cadeiras dispostas em frente ao palco, que neste ano está mais baixo e próximo da platéia. A noite contou ainda com a Banda da Polícia Militar do Espírito Santo e grupo 5 a Sax.

No sábado foi a vez de homenagear o centenário de nascimento de Noel Rosa. Para o tributo ao famoso compositor brasileiro, dois professores do Festival subiram ao palco. Primeiro Leandro Braga com o concerto "Vila Isabel, tributo a Noel", e em seguida Henrique Cazes e convidados com "Noel nas regras da arte". Mais cedo, o Grupo Folclórico Fröhlich Kinder e a Banda Pommerwegs mostraram um pouco da cultura local. O encerramento da programação do dia ficou por conta da Sinfonia Popular Capixaba.

No domingo, 25, o coreto da praça recebeu atrações culturais locais e músicos capixabas, que mesclaram música erudita e popular. Durante o dia o público acompanhou as apresentações do Grupo Folclórico Bergfreunde de Campinho, saxofonista Osvald Saint e concerto de música instrumental com Fábio Calazans e convidados.

O XVII Festival de Inverno de Domingos Martins vai até o dia 01 de agosto e neste ano volta às origens clássicas e homenageia o bicentenário do nascimento do pianista Frédéric Chopin e o centenário do nascimento do compositor brasileiro Noel Rosa. Paralelamente aos concertos, acontecem as oficinas. Neste ano são ofertados 15 cursos.

Na abertura do Festival, na sexta-feira, a secretária de estado da Cultura, Deyse Lemos, destacou esta retomada ao estilo original. "Este retorno à originalidade do Festival combina com a cidade de Domingos Martins. Já vislumbro grandes possibilidades para este evento, que certamente entrará para o rol dos festivais referência em música clássica no Brasil.".

Programação XVII Festival de Inverno de Domingos Martins

28 de Julho - Quarta-feira
19h - Coral Viva Você da SEDU - Igreja Luterana
20h30 - Recital com Hugo Pilger - RJ (violoncelo) e Daniel Guedes - RJ (violino) - Igreja Luterana