20/01/2011 13h57 - Atualizado em 05/01/2017 15h38

Festa de São Sebastião e São Benedito continua até domingo (23)

A tradicional "Festa de São Sebastião e São Benedito", que acontece em Itaúnas, no município de Conceição da Barra, continua até domingo (23). Os festejos começaram na última quinta-feira (13), totalizando 10 dias de devoção aos santos.

Na quarta-feira (19) acontece a Missa da São Benedito, seguida por manifestações de grupos de Ticumbi, Jongo, Reis de Boi, além da apresentação do "I Ato do Alardo de São Sebastião".

Na quinta-feira (20), a missa será dedicada a São Sebastião. Logo em seguida haverá apresentação do segundo ato do Alardo. Ás 21 horas, a programação do dia será encerrada com a apresentação das mulheres do Jongo de Itaúnas.

Na sexta-feira (21), os festejos continuam na Vila de Barreiras com apresentações de grupos folclóricos convidados. No sábado (21), tem forró; e no domingo (23) a festa se encerra com a Missa de São Benedito, o Baile de Congo, e apresentações folclóricas do grupo Jongo das Barreiras, Reis de Bois e Reis de Bois Mirins.

Patrocínio

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), patrocinadora da festa, esteve presente nos festejos durante o fim de semana. A fé e a devoção dos festeiros já ficam visíveis nos ensaios gerais. Um deles aconteceu no sitio Areia Branca. Os grupos começam os trabalhos às 19 horas, e só terminam na manhã do outro dia. "Tenho 64 anos, me criei dentro do Ticumbi. É um ofício que aprendi com meu pai", disse o Mestre Anísio, do grupo Ticumbi do Bongado.

Ao amanhecer, o grupo veste a indumentária e se ajeita no barco todo enfeitado pela comunidade. Eles atravessam o rio levando a imagem de São Benedito para o centro de Itaúnas. São recepcionados por turistas e nativos na ponte, e seguem em procissão até a Igreja.

Muitos festeiros já com idade avançada, dizem não ligar para noites perdidas. "Todo ano é assim. É muita luta. Mas a fé nos permite apresentar esse trabalho bonito, e manter a tradição", contou o Mestre Alcides.

Depois da missa tradicional com o Padre Dário, que vem todos os anos de Belo Horizonte para a festa, o Ticumbi de Itaúnas, grupo conduzido pelo Mestre João forma a roda e engata uma cantoria ao mesmo tempo chorosa e firme até o final da manhã.

O secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, ficou entusiasmado com os festejos. "Estou muito animado com tudo que vi, pela beleza das manifestações e por toda a diversidade cultural que existe aqui. E é tudo feito por pessoas simples, por pessoas humildes, que nos passam, por meio das apresentações, muita energia e força. Tudo isso precisa ser tratado com muito respeito".

Quarta feira (19)
16 horas- Missa de São Benedito