11/08/2011 08h08 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

Exposições de arte em Vitória são opções de lazer no Dia dos Pais

No próximo domingo (14) será comemorado o "Dia dos Pais", uma data festejada entre os brasileiros desde 1953. Para homenageá-los a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) sugere alguns presentes culturais que podem ser apreciados por toda a família.

No Palácio Anchieta, a exposição internacional "Mestres Espanhóis", que faz parte da celebração dos 460 do Palácio, reúne pinturas e gravuras originais dos artistas Pablo Picasso, Salvador Dalí, Francisco Goya e Joan Miró. Inédita no Estado, a mostra busca levar a cultura de forma gratuita para todos.

Os pais terão a oportunidade de admirar as obras gráficas dos espanhóis, que estão divididas em cinco séries, num total de 101 desenhos originais, que fazem parte do acervo da Collezioni D'arte Camú, do Consorzio Camú, da Itália. As gravuras mais antigas, datadas de 1815, são o recorte das distintas vivências dos artistas. As obras estarão colorindo o Salão Afonso Brás até o dia 02 de outubro.

Alécio de Andrade

Outra exposição que as famílias podem conhecer no fim de semana é a exposição "O Louvre e seus visitantes", exposta no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes). A mostra agrupa trabalhos de um grande nome da fotografia brasileira: Alécio de Andrade (Rio de Janeiro 1938 - Paris 2003).

Os visitantes terão a oportunidade de conhecer 85 fotografias, que foram doadas ao Instituto Moreira Salles pela família de Alécio de Andrade, brasileiro residente em Paris, feitas enquanto ele percorria as salas do museu do Louvre, em um período de quase 39 anos, a partir de 1964. A exposição segue até 13 de novembro.

Acervo permanente do Maes

Quem visitar "O Louvre e seus visitantes", poderá apreciar também na Sala de Exposições Permanentes do Maes, a exposição "O diverso no Acervo". Trata-se de um recorte que utiliza obras do acervo do Maes, pertencentes ao patrimônio do Estado. Pais e filhos vão conhecer as múltiplas possibilidades para o diálogo entre as obras dos artistas Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Raphael Samú e Nice Avanza.

A pluralidade do termo "diverso" na mostra é abordada em três diferentes questões. A primeira está na diversidade da produção dos artistas e obras selecionadas. A segunda, na diversidade de técnicas e linguagens utilizadas por estes artistas. A terceira, na diversidade da produção de um mesmo artista.

Com várias opções culturais, as famílias poderão além de prestigiar o patriarca, realizar uma viagem cultural entre as exposições capixabas. A entrada é franca em todas as atrações.

Serviço:

Exposição "Mestres Espanhóis"

Período: até 02 de outubro

Visitação: De terça-feira a sexta-feira - das 10 às 18 horas.

Sábado e Domingo das 12 às 18 horas.

Local: Salão Afonso Brás, no Palácio Anchieta

www.mestresespanhois.com.br

O Louvre e seus Visitantes - Alécio de Andrade

Local: Museu de arte do Espírito Santo - Dionísio Del Santo (Maes)

Endereço: Av. Jerônimo Monteiro, 631 - Centro - Vitória/ES

Período de exposição: até 13 de novembro de 2011

Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h

Sábados, domingos e feriados: das 12h às 18h

O Diverso no Acervo

Obras de Nice Avanza, Raphael Samú, Dionísio Del Santo e Maurício Salgueiro.

Curadoria de Ana Luiza Bringuente e Renan Andrade

Período: a partir de 11 de Agosto