Exposição “Modos de usar:” é prorrogada até maio
A mostra “Modos de usar:”, em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), em Vitória, foi prorrogada até o dia 31 de maio. A exposição, que já foi vista por mais de 1.500 pessoas, reúne o trabalho de seis artistas selecionados no Edital de Bolsa Ateliê (015/2013), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), além de 13 obras pertencentes ao acervo do MAES e tem curadoria do historiador de arte e editor Júlio Martins.
As obras de Dionísio Del Santo, Maurício Salgueiro, Elpídio Malaquias, Nice Nascimento Avanza, Nelson Ramos e Raphael Samú, do acervo do MAES, apresentam-se em diálogo com os trabalhos de pesquisa desenvolvidos ao longo do Edital 015, dos artistas Daniel Zorzal, Gabriel Borem, Ludmila Cayres, Piatan Lube, Rubiane Maia e Thiago Arruda. A exposição não tem como objetivo exibir resultados acabados, mas tornar acessíveis e evidenciar os processos, interesses e experimentos realizados pelos artistas.
Todos os trabalhos expressam alguma noção ampliada de “uso”: seja na proposição de usos alternativos da lógica museológica, ou no trato das imagens, seja na ambição crítica em relação às normatizações técnicas e de linguagem, ou nas exigências que endereçam à percepção. Os artistas elaboram instâncias em aberto, inconclusas, que convidam o espectador a envolver-se nas experiências.
Conheça os trabalhos
No projeto “Tabebuias: Cozinhas Experimentais”, Piatan Lube cartografou as árvores frutíferas na cidade de Vitória e busca instaurar no museu uma plataforma intensa de encontros com o público, ao longo do período da exposição, para trocas e disseminação dos frutos, colheita de safras pela cidade, preparo e consumo comunitário de alimentos a partir das frutas.
A artista Rubiane Maia converte o MAES em cenário de estúdio fotográfico para sua performance e num laboratório onde investiga a decomposição de uma maçã.
Ludmila Cayres também se vale de métodos e objetos de estudo do campo científico para gerar dados poéticos que compõem um relato espaço-temporal cromático da latitude 20⁰ Sul.
Thiago Arruda registra por contato o casco de um barco em papel, reconhecendo na madeira do objeto a matriz de sua xilogravura. Já Daniela Zorzal queima e enruga a superfície de suas fotografias tiradas em sua cidade natal.
A obra de Gabriel Borem interfere diretamente em revistas de arte, cortando e reeditando seu conteúdo imagético e textual, o que se evidencia é justamente a dimensão material – concreta, utilizável – da imagem, e sua implicação inevitável na construção do sentido e do afeto.
As ideias de “uso”, portanto, não se esgotam em funcionalidades e interatividades mecânicas, nem na instrumentalização alienada do consumo, mas são construídas e se oferecem como forças de apropriação poética.
Serviço
Exposição “Modos de usar:”
Onde: MAES (Avenida Jerônimo Monteiro, 631)
Quando: até 31 de maio
Visitação:
Terça a sexta-feira, das 10h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Visitas Educativas:
Os educadores estão disponíveis para uma conversa sobre a exposição de terça a sábado, das 10h às 17h.
Para grupos, agende uma visita em museudeartes.wordpress.com/agendamento
Acessibilidade:
O MAES disponibiliza vídeo-guias em libras para público surdo nas salas expositivas do museu.
Para grupos, agende uma visita com intérprete em museudeartes.wordpress.com/agendamento