02/04/2013 13h19 - Atualizado em
05/01/2017 14h43
Exposição contempla projetos arquitetônicos de Olympio Brasiliense

02/04/2013
Uma seleção de projetos arquitetônicos compõe a exposição "Olympio Brasiliense: 50 anos de arquitetura em Vitória", em cartaz na Biblioteca Pública do Espírito Santo até o fim deste mês. A mostra apresenta 13 projetos de um engenheiro que, em 1924, a convite do então presidente de Estado, Florentino Avidos, veio a Vitória e participou das obras de reestruturação urbana da Capital, deixando sua marca em edifícios que sobrevivem até hoje em diversos municípios do Estado.
Natural de Belo Horizonte (MG) e formado pela Escola de Engenharia de Ouro Preto, Brasiliense foi um dos principais projetistas em atividade em Vitória nas décadas de 1920 a 1960. Edifícios presentes em locais como Centro de Vitória, Praia do Canto, Guarapari e Vila Velha ainda apresentam traços do engenheiro.

A mostra é resultado da iniciativa de Maria Clara Medeiros Santos Neves, da Phoenix Projetos e Serviços Culturais, e da historiadora e professora Vanessa Brasiliense, filha do engenheiro, que contaram com duas fontes de incentivo à cultura: a Lei Rubem Braga, da Prefeitura de Vitória, que possibilitou a construção do inventário do acervo, incluindo registro fotográfico dos imóveis ainda hoje existentes em sua forma original ou reformados e o Edital 032/2012, da Secretaria de Estado da Cultura, que contemplou o projeto apresentado para esse fim e viabilizou recursos do Funcultura para digitalizar o acervo e disponibilizá-lo na Estação Capixaba (www.estacaocapixaba.com.br).
Como parte da programação cultural do mês, a BPES também realizará, no dia 11 de abril, a partir das 19 horas, uma palestra sobre o acervo, seu autor e os resultados dos projetos. A ação, que é vinculada à exposição, estará a cargo de Maria Clara Medeiros Santos Neves e Vanessa Brasiliense.
A visitação da mostra estará aberta até 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, na Biblioteca Pública do Espírito Santo, Avenida João Batista Parra 165, Praia do Suá, Vitória - ES.
Sobre Olympio Brasiliense:
Brasiliense veio para Vitória em 1924 a convite de Florentino Avidos, então presidente do Estado. Participou das obras de reestruturação urbana da cidade como engenheiro do Serviço de Melhoramentos de Vitória e trabalhou na Prefeitura Municipal até se aposentar. Calcula-se a elaboração de cerca de 400 projetos de edifícios públicos e residenciais, dos quais cerca de 300 constituem precioso acervo preservado por ele e, após sua morte, por sua família.
Serviço:
Exposição Olympio Brasiliense: 50 anos de arquitetura em Vitória
Local: Bilioteca Pública do Espírito Santo, Av. João Batista Parra 165, Praia do Suá - Vitória, ES.
Visitação: de 01 a 30 de abril, de segunda a sexta-feira
Horário: 8 às 19 horas
Entrada Franca
Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo
Assessoria de Comunicação
Caê Guimarães, Paula Norbim e Paulo Gois
Tel.: (27)3636-7111/9902-9302
cae.guimaraes@secult.es.gov.br
imprensa@secult.es.gov.br /
www.secult.es.gov.br