SECULT Secretaria da Cultura

SECULT - Secretaria da Cultura

EU SOU PORQUE SOMOS: nova exposição no Cais das Artes reúne 57 artistas e diferentes gerações da produção visual capixaba

Publicado em: 26/10/2026 14h35 - Atualizado em: 26/10/2026 14h36
EU SOU PORQUE SOMOS: nova exposição no Cais das Artes reúne 57 artistas e diferentes gerações da produção visual capixaba

O Cais das Artes recebe, desta quinta-feira (29), a exposição EU SOU PORQUE SOMOS, uma celebração da diversidade, da memória e da produção artística do Espírito Santo. Instalada na Sala Expositiva 1, a mostra reúne trabalhos de 57 artistas de diferentes gerações e trajetórias, em um percurso que coloca em diálogo obras, documentos e acervos preservados por instituições culturais do Estado.

Com entrada gratuita, a exposição propõe ao público uma experiência que atravessa diferentes tempos, linguagens e suportes. Desenho, pintura, fotografia, vídeo, objeto, instalação e registros documentais históricos integram a mostra, revelando diferentes formas de pensar, produzir e preservar a arte capixaba.

A exposição integra o Programa Acervo em Diálogo, do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), equipamento vinculado à Secretaria da Cultura (Secult), e faz parte da programação do Cais das Artes. A proposta estabelece interlocuções entre obras e acervos do próprio MAES e de instituições como a Galeria Homero Massena, o Museu do Colono, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo e a Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU), criando conexões entre diferentes períodos e perspectivas da produção artística e cultural capixaba.

O título da exposição, EU SOU PORQUE SOMOS, remete ao conceito africano de Ubuntu, que compreende a existência individual a partir da relação com o outro. A ideia também orienta a construção da mostra, que entende os acervos não como conjuntos isolados, mas como partes de uma memória coletiva, permanentemente construída a partir de encontros, diálogos e diferentes olhares sobre o território.

Ao aproximar artistas de diferentes gerações e instituições que atuam na preservação da memória e das artes visuais, a exposição evidencia a riqueza e a diversidade da produção cultural do Espírito Santo e reforça a importância dos acervos públicos como espaços vivos de pesquisa, conhecimento, fruição e acesso à cultura.

 “A exposição marca um momento simbólico de parceria entre importantes equipamentos culturais do Estado. Ao reunir obras de 56 artistas e estabelecer conexões entre diferentes acervos e instituições capixabas, a mostra nos convida a olhar para os rostos, os gestos e as presenças que ajudam a contar quem somos”, destaca a secretária de Estado da Cultura, Carolina Ruas.

De acordo com o curador da exposição e diretor do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), Nicolas Soares, não existe uma única imagem capaz de representar quem somos. “Eu Sou Porque Somos parte justamente dessa multiplicidade: de diferentes rostos, gerações, histórias, territórios e linguagens que, quando colocados em relação, constroem uma ideia mais ampla de pertencimento. Este momento inaugural do Cais das Artes se abre a partir de uma história construída por artistas, instituições, acervos e gerações. Reunir essas coleções, dos principais acervos do estado, na exposição é reconhecer essa trajetória e, ao mesmo tempo, criar novas possibilidades para que ela seja vista, revisitada e reinterpretada”, enfatiza.

Artistas

Integram a exposição:

Alfredo Mazzei; Ana Luzes; Andreia Falqueto; Apoena Medeiros; Attílio Colnago; Barbara Carnielli; Bárbara Bragato; Bernardo Zita; Bruno Miranda; Bruno Zorzal; Carla Osório; Carlos André De Sá; Cassio Magne; Castiel Vitorino Brasileiro; César Cola; Dionísio Del Santo; Elisa Queiroz; Elpídio Malaquias; Emílio Schultz; Erwin Kerckhoff; Fabíola Menezes; Fernando Accarino; Fernando Augusto; Gilbert Chaudanne; Handerson Chic; Heidi Liebermann; Hilal Sami Hilal; Ione Reis; Kika Carvalho; Lando (Orlando da Rosa Farya); Liliana Sanches; Lincoln Dias; Luara Monteiro; Luciano Boi; Luciano Feijão; Luiz Natal; Marcos Martins; Marcus Vinicius; Márvila Araújo; Maria Ramos Gazel; Mestre Valdeci; Muriel Falcão; Natanael Souza; Nelma Pezzin; Nice Nascimento Avanza, Patrícia Assunção; Projeto Desvios; Rafael Pagatini; Regina Chulam; Renato Mariano; Renato Ren; Rick Rodrigues; Rogério Medeiros; Romário Batista; Starley; Taynara Barreto; Walter Garbe.

Sobre o Cais das Artes

Localizado na Enseada do Suá, em Vitória, o Cais das Artes é um complexo cultural que reúne museu, praça pública e em breve, um teatro com capacidade para 1300 pessoas. Com cerca de 30 mil metros quadrados de área total, o espaço foi concebido como um centro dedicado à arte, à educação, à convivência e à democratização do acesso à cultura, conectando o Espírito Santo às redes culturais do Brasil e do mundo. A gestão do espaço é da Secult em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

Serviço

Exposição EU SOU PORQUE SOMOS

Abertura: 29/10 (quinta-feira), às 16 horas
Período: 29 de outubro a 28 de março de 2027
Funcionamento: Quinta a domingo, de 10 às 18 horas (Acesso às exposições de 10h às 17h30)
Local: Sala Expositiva 1 do Cais das Artes
Rua Judite Maria Tovar Varejão, s/n, Enseada do Suá, Vitória
Entrada Gratuita

 

Informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação da Secult
Tati Beling / Danilo Ferraz / Karen Mantovanelli
Telefone: (27) 3636-7110 / 3636-7111
WhatsApp: (27) 99753-7583
secultjornalismo@gmail.com / comunicacao@secult.es.gov.br

Assessoria de Imprensa Cais das Artes / OEI
Marcelo Andrade
(81) 99899-1916
marcelo.andrade@caisdasartes.org.br