30/11/2010 09h49 - Atualizado em
05/01/2017 15h38
Estão abertas as inscrições para as oficinas do 17° Vitória Cine Vídeo
Análise e Construção de Personagens para atores; Efeitos Especiais em Maquiagem para cinema; Pré-Produção de Filme de Animação e Cenografia são os temas das oficinas audiovisuais desta edição
Com o objetivo de promover a formação e estimular a produção de filmes e vídeos, o 17º Vitória Cine Vídeo está com inscrições abertas para quatro oficinas cinematográficas. Os interessados terão até 03/12 para fazer a inscrição, através do site www.vitoriacinevideo.com.br, e para confirmar a vaga, com o pagamento da taxa de R$ 30,00.
Este ano, o festival oferecerá as seguintes oficinas: Análise e Construção de Personagens para atores, Efeitos Especiais em Maquiagem para cinema, Cenografia, e Pré-Produção de Filme de Animação. Todas as aulas acontecerão no Hotel Ilha do Boi.
O 17º Vitória Cine Vídeo é uma realização do Instituto Marlin Azul, da Galpão Produções e do Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA). O evento teve a data antecipada e será realizado de 05 a 10 de dezembro, no Ginásio do Álvares Cabral.
Construção de Personagens - Com 20 vagas, a Oficina de Análise e Construção de Personagens será ministrada por Carlos Gregório. O oficineiro é ator, roteirista e professor de interpretação, autor da história e roteiro originais do filme "Se Eu Fosse Você", dirigido por Daniel Filho. As aulas são destinadas a atores e serão realizadas de 07 a 10 de dezembro, das 14 às 17 horas.
Pré-Produção de Filme de Animação - O ilustrador, animador, storyboarder de longas-metragens e professor de cinema Laurent Cardon conduzirá a Oficina de Pré-Produção de Filme de Animação. De origem francesa, Laurent, que mora em São Paulo desde 1995, supervisou séries de animação e de longas-metragens 2D em diversos estúdios na Coréia, na China, na Franca e na Espanha. As aulas acontecerão de 07 a 10 de dezembro, das 14 às 17 horas, e serão oferecidas 20 vagas. Para se inscrever, o interessado deve ter noção de desenho.
Cenografia - O festival oferecerá 15 vagas para a Oficina de Cenografia, que contará com a orientação da cenógrafa e diretora de arte Ana Paula Cardoso, responsável pela cenografia do longa-metragem "Desenrola", dirigido por Rosane Svartman, e pela direção de arte do longa-metragem "Dores e Amores", ambos lançados no Festival de Paulínia 2010. As aulas serão realizadas de 07 a 10 de dezembro, das 14 às 17 horas.
Efeitos Especiais - Quem quiser aprender truques e técnicas em maquiagem para utilização em filmes de suspense e terror pode se inscrever na Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem para cinema. Especializado na área há quase 20 anos, Rodrigo Aragão, que ganhou projeção internacional em prêmios em importantes festivais com o longa-metragem "Mangue Negro", conduzirá as aulas. Atualmente, o oficineiro está finalizando o segundo filme, "A Noite do Chupacabras". Aragão é referência em efeitos especiais em todo o Brasil. Com 20 vagas abertas, a oficina será realizada de 8 a 10 de dezembro, das 14 às 18 horas.
O 17º Vitória Cine Vídeo realizou em novembro a Oficina de Roteiro, ministrada pelo roteirista e diretor de 16 curtas-metragens Rodrigo Modenesi, formado em cinema pela Sorbonne Nouvelle - Université de Paris. As aulas aconteceram de 08 a 12 de novembro, no Cemuni da Ufes, com objetivo de incentivar o estudo da linguagem e a produção de roteiros locais para o 12º Concurso de Roteiro Capixaba. As inscrições para o concurso terminam neste sábado (27/11) e podem ser feitas através do www.vitoriacinevideo.com.br.
Serviço
Oficinas do 17° Vitória Cine Vídeo
Inscrições: www.vitoriacinevideo.com.br
Período de inscrição: 29 de novembro a 03 de dezembro
Taxa de inscrição: R$ 30,00
Tema: Oficina de Análise e Construção de Personagens
Data: 07 a 10 de dezembro
Horário: 14 às 17 horas
Vagas: 20 alunos
Objetivo: Fornecer conhecimentos básicos de dramaturgia, essenciais para o trabalho de interpretação e direção, no sentido de permitirem a compreensão do conteúdo das obras e a utilização de signos capazes de comunicá-lo de maneira artisticamente eficiente. O trabalho será apresentado em duas partes: com duas aulas, cada uma, sendo uma, teórica, e outra, prática. A primeira parte é voltada para questões gerais de dramaturgia e para as técnicas de análise de texto e personagem. A segunda examina as ferramentas comumente utilizadas para se traduzir as diversas camadas de conteúdo contidas nos textos, em ações físicas que as comuniquem, através de atitudes, gestos e marcações cênicas. Nas aulas práticas serão utilizados textos de dramaturgia, para os exercícios. A oficina é destinada a atores.
Professor Carlos Gregório - É carioca, formado pelo Conservatório Nacional de Teatro. Estreou como ator em 1969, em São Paulo, com o Grupo Oficina. Desde então, tem trabalhado em cinema, teatro e televisão. Na década de 70 começou a escrever poesias e contos, e durante a década de 80, criou histórias para o cinema. Desde 1995, é roteirista e da TV Globo, onde escreveu os seriados "A Vida Como Ela É", "A Justiceira" e "Tudo Novo de Novo", entre outras obras. Foi professor de interpretação da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras) e de direção de atores, na Escola Darcy Ribeiro; dá aulas de análise de texto e personagem, nas Oficinas de Interpretação da TV Globo, e tem atuado como consultor, sobre roteiros, para instituições como o Minc, Ancine, SAV e empresas apoiadoras de projetos. Seu primeiro curta-metragem Amar?, de 1997, recebeu nove prêmios em festivais nacionais, incluindo os de direção, melhor filme, roteiro, crítica e júri popular. Em 2002, dirigiu o curta Loop, prêmio de melhor roteiro no Gramado CineVídeo e no Festival de Curitiba; em 2006, dirigiu o curta O silêncio e escreveu e dirigiu a série documental JK.Doc, primeira parceria entre a TV Globo e o canal GNT. Carlos é também autor da história e roteiro originais do filme "Se Eu Fosse Você", dirigido por Daniel Filho. Em setembro de 2005, lançou seu primeiro romance: Ruídos e Pequenos Movimentos, pela editora Bom Texto.
Tema: Oficina Pré-Produção de Filme de Animação
Data: 07 a 10 de dezembro
Horário: 14 às 17 horas
Vagas: 20 alunos
Objetivo: Introduzir noções de design e de linguagem cinematográfica e desenvolver, por meio de um trabalho coletivo, a partir de um roteiro pré-definido, as três etapas fundamentais de pré-produção de um filme: storyboard, design de personagem e design de cenários.
Professor Laurent Cardon - Francês, reside em São Paulo desde 1995. Formado pela Escola de Animação Les Gobelins, de Paris. Foi supervisor de séries de animação e de longas-metragens 2D em diversos estúdios na Coréia, na China, na Franca, na Espanha, e diretor de arte de um estúdio francês de animação 2D no Vietnã. Ilustrador animador, storyboarder de publicidade e longas-metragens e professor de cinema para menores. Fez as animações para o documentário "O mundo em duas voltas" da família Schurmann, abertura do festival Anima Mundi 2004 e campanhas do tigre da Kellogs, da Faber Castell, das baratas e dos pernilongos do Raid. Teve ilustrações de livros infantis premiadas pela FNLIJ: "Alecrim", de Rosa Amanda Strausz e "Procura-se lobo", de Ana Maria Machado. Ilustrou "A volta ao mundo em 80 dias", "Viagem ao centro da terra" e "Vinte mil léguas submarinas" de Julio Verne, adaptados por Walcyr Carrasco, e "O livro horripilante de Zé do Caixão", de Jose Mojica Marins.
Tema: Oficina de Cenografia
Data: 07 a 10 de dezembro
Horário: 14 às 17 horas
Vagas: 15
Objetivo: A oficina de cenografia tem como objetivo instrumentalizar o aluno para que tenha capacidade de criar, planejar e projetar o espaço cênico audiovisual. Utilizando um roteiro de curta metragem como suporte do trabalho, o aluno irá vivenciar o papel do cenógrafo, a interface entre diretor, diretor de arte e diretor de fotografia, além de criar o espaço tridimencional, seja ele locação ou estúdio. O aluno deverá ter noção de desenho técnico (leitura de planta baixa, vista frontal e desenho de perspectiva).
Professora Ana Paula Cardoso - É cenógrafa e diretora de arte. Tem em sua filmografia recente, a cenografia do longa-metragem "Desenrola", dirigido por Rosane Svartman e a direção de arte do longa-metragem "Dores e Amores", ambos lançados no Festival de Paulínia 2010. Ainda em 2010 filmou em Regência - ES o longa-metragem "A onda da vida", que assina a direção de arte. Além de curtas e médias-metragens como "Rua dos Bobos"(www.ruadosbobos.com.br) de Julia Martins, "o Resto é silêncio", "Ana Maria, Maria, Mariana", Retrato de um artista com um 38 na mão", "Bela e Galhofeira", todos estes dirigidos por Paulo Halm. Trabalha também com publicidade e TV, tendo em seu currículo campanhas publicitárias da Unimed, Johnson&Johnson, Arcelormital entre outras, além de dezenas de cenários criados para o Canal Futura, MultiRio e Multishow. Atualmente desenvolve em paralelo o lançamento de sua marca de mobiliário criativo.
Tema: Oficina de Efeitos Especiais em Maquiagem
Data: 8 a 10 de dezembro de 2010
Horário: 14 às 18 horas
Vagas: 20
Objetivo - Formar profissionais capacitados para atuar nas áreas cinematográfica, televisiva e teatral, a oficina de efeitos especiais em maquiagem, com duração de 12 horas, oferece a oportunidade de conhecer técnicas e truques para a fabricação de sangue, criação de hematomas, cortes, ferimentos, apliques capilares, envelhecimentos, modelagem de rostos e criaturas, além de segredos de como fazer cenas sanguinolentas.
Professor Rodrigo Aragão - Trabalha na área dos efeitos especiais há quase 20 anos. No currículo mais de 25 peças de teatro, 15 curtas-metragens, oficinas em diversos eventos cinematográficos e criador do espetáculo de terror itinerante Mausoleum. Com o primeiro longa-metragem, "Mangue Negro", considerado cult pela crítica especializada, ganhou projeção internacional e prêmios em importantes festivais. Hoje, finalizando o segundo filme, "A Noite do Chupacabras", Aragão é referência em efeitos especiais em todo o Brasil.
Mais Informações:
Marialina Antolini / Simony Leite Siqueira/Elvany Lopes
Assessoria de Imprensa
Instituto Marlin Azul
(27) 3327 2751 / (27) 8123 8545 / (27) 9721 7395 / (27) 9274 1624