20/10/2009 09h32 - Atualizado em 05/01/2017 15h29

Estado se prepara para a Conferência Nacional de Cultura

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com os gestores representantes dos 78 municípios do Espírito Santo; e o Conselho Estadual de Cultura (CEC), promovem as Conferências Intermunicipais de Cultura. Nestas reuniões serão eleitos os delegados capixabas que terão voz e voto nas Conferências Estadual e Nacional de Cultura, a serem realizadas, respectivamente, em dezembro; e em março, em Brasília, no Distrito Federal.

Os encontros começam no sábado (24), em dois agrupamentos regionais - nas regiões Metropolitana, com sede em Viana, e no Norte e Centro-Norte, em Nova Venécia. A programação continua na quinta-feira (29), com um encontro que reunirá em Guaçuí todos os municípios da região do Caparaó. E na sexta (30), a reunião das regionais Sul e Serrana será sediada em Castelo.

Durante os encontros serão formados grupos para debater o tema central da Conferência Nacional: "Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento". Esta discussão está dividida em cinco eixos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável
Cultura e Economia Criativa; e Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Programação:

Região Metropolitana
Data: sábado (24)
Horário: 09 às 17 horas
Local: Teatro Municipal de Viana
Municípios: Vila Velha, Guarapari, Viana, Cariacica, Serra e Fundão.

Região Norte e Centro-Norte
Data: sábado (24)
Local: Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Nova Venécia
Municípios:
- Região norte - Águia Branca, Água Doce do Norte, Alto Rio Novo, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Mantenópolis, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha e São Mateus.
- Região Centro-Norte - Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Governador Lindenberg, Ibiraçu, João Neiva, Linhares, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, Sooretama, Vila Pavão e Vila Valério.

Região do Caparaó Capixaba
Data: quinta-feira (29)
Local: Teatro Municipal Fernando Torres, em Guaçuí
Municípios:Guaçuí, Alegre, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto, Ibitirama, Ibatiba, Irupi, Iúna, Jerônimo Monteiro, Muniz Freire e São José do Calçado.

Região Sul e Serrana
Data: sexta-feira (30)
Local:Teatro Municipal Artêmio Merçon, em Castelo
Municípios: Região Sul - Alfredo Chaves, Anchieta, Apiacá, Atílo Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Iconha, Marataízes, Mimoso do Sul, Piúma, Rio Novo do Sul e Vargem Alta.
Região serrana - Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Itaguaçu, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Tereza, São Roque do Canaã e Venda Nova do Imigrante.

Assessoria de Comunicação/Secult
3345 9273 / 9902 1627