10/06/2014 13h51 - Atualizado em 05/01/2017 14h53

Estado Presente: Oses leva música erudita para as escolas

Uma manhã diferente regada a música clássica transformou a rotina de aproximadamente 400 alunos da Escola Agenor de Souza Lé, em Vila Velha. Nesta terça-feira (10), a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses) deu início a Série de apresentações em escolas públicas da Região Metropolitana de Vitória. O programa, intitulado "Orquestra nos Bairros, têm caráter didático e será realizado em comunidades atendidas pelo Programa Estado Presente.

A perspectiva da Oses é estimular a formação de público para a música erudita. Por isso a opção pelo formato do concerto didático, que estabelece uma dinâmica interativa com a plateia e funciona como uma aula descontraída sobre o funcionamento da orquestra. Durante a apresentação são executadas músicas de compositores clássicos, temas de filmes e melodias conhecidas. Além de comentar sobre as obras apresentadas, o maestro também explica os instrumentos que fazem parte da orquestra e, dessa forma, desperta nos ouvintes o interesse pelo aprendizado musical.

Para a diretora da escola, Mirian Nascimento, receber a Orquestra Sinfônica é uma oportunidade única, tanto para os alunos, quanto para os professores e funcionários. "É emocionante ter a Orquestra Filarmônica dentro de nossas escolas, pela qualidade de seus músicos e pela chance que os nossos alunos têm de conhecer esse lindo trabalho.

A aluna do 2ª ano, Julia Souza ficou encantada com a apresentação. "É a primeira vez que assisto, espero que tenha mais apresentações desse tipo em nossa escola", afirmou. Já o estudante Lucas Barbosa disse que esta foi a segunda vez que teve a oportunidade de ver de perto uma orquestra. "Acho muito legal o som produzido por essa quantidade de instrumentos, o maestro conduzindo a orquestra, acho muito bonito", disse o estudante.

Cultura Presente

Essa atividade é uma das ações do Projeto Cultura Presente, braço cultural do Programa Estado Presente que visa reduzir a violência e a criminalidade em comunidades e municípios capixabas por meio de iniciativas integradas de diversas secretarias de Estado.

O Programa Estado Presente adota a estratégia de promover iniciativas integradas das secretarias estaduais com a atuação das prefeituras dos locais mapeados, visando à redução da violência e da criminalidade.

Confira as próximas apresentações:

Dia: 11/06 -  às 09h30 quarta-feira
EEEFM - Lyra Ribeiro
Município: Guarapari
Endereço: Rua Valtrudes Rosa, s/nº, Bairro Kubitschek - Guarapari/ES.

Dia: 13/06 - às 09h30 sexta-feira
EMEF - Adamastor Furtado
Município: Viana
Endereço: Rua Goiás s/nº, Bairro Universal - Viana/ES.

Dia: 30/06 -  às 09h30 sexta-feira
EEEFM - Francisco de Assis Pereira
Município: Viana
Endereço: Rua Resplendor s/n°, Bairro Canaã - Viana/ES.

Informações à imprensa:
Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo