19/05/2014 09h19 - Atualizado em 05/01/2017 14h52

Estado Presente certifica participantes de oficinas de capoeira

17/05/2014

Integrantes das oficinas de capoeira da Grande Vitória, realizadas pelo Programa Estado Presente receberam certificados de conclusão do curso em cerimônia no último sábado (16). Participaram os Mestres Beiçola, Jamelão, Toninho, Capixaba, Cascão, além de instrutores, monitores e autoridades.

O secretário de Ações Estratégicas, Álvaro Duboc, enfatizou que esta é a primeira vez na história do Espírito Santo que há investimento público em núcleos de capoeira. "Estamos encerrando este ciclo e vamos continuar com esta ação, fundamental na estratégia do Programa Estado Presente", afirmou.

Cláudia Moreira Silva, mãe de dois participantes do projeto, João Pedro, de 9 anos, e Davi Lucas, de 6 anos, agradece ao projeto que possibilitou o ingresso dos seus filhos no esporte. "Faço de tudo para que eles estejam sempre presente e não percam nenhuma aula. Desde quando começaram na capoeira percebo que eles estão mais disciplinados. Eles também fizeram muitas novas amizades", diz.

No Espírito Santo estão sendo ofertados 30 núcleos da prática da capoeira para cerca de 1000 participantes atendidos. "A capoeira é um esporte completo. O projeto tem a ótima iniciativa de difundir a capoeira na periferia, gerando uma série de benefícios e levando cidadania para os bairros", declara o professor Rialdo, que comanda cerca de 40 alunos nas regiões de Vale Encantado e Rio Marinho, em Vila Velha.

Aperfeiçoamento

As jovens Emillyn Carla e Kesia Alexandrina, do bairro da Penha, já fazem capoeira há algum tempo. Segundo elas, com o projeto é possível aperfeiçoar o aprendizado, graças aos professores qualificados, que tem mais técnicas e ensinam melhores movimentos, fundamentais para o desenvolvimento no esporte.

O secretário de Estado da Cultura, Maurício Silva, compareceu à cerimônia. Ele enfatizou a importância do Cultura Presente e afirmou que a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) é grande parceira e apoiadora do projeto. "Temos oficinas de capoeira, de música e a Orquestra Sinfônica do Espírito Santo, que esse ano fará 30 apresentações nas ações do Cultura Presente".

A ação foi possível graças à parceria entre a Ceturb, que forneceu ônibus para levar os alunos até o Ginásio do Tancredão, local da cerimônia, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e a Secult.

Valores Culturais

Formar Multiplicadores socioculturais. Esse é o objetivo do Projeto, que proporcionou treinamentos e orientações necessárias contribuindo para a boa formação da cidadania em cada aluno.

A capoeira se tornou uma das oficinas mais solicitadas e requisitadas para serem implantadas nas comunidades, em geral pela capacidade de enraizar a ação gerando vínculos e produzindo um efeito conquistador, de confiança entre a ação e seu atendido.

Estado Presente

A proposta do Programa Estado Presente é oferecer às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de Governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.

Buscando desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.

O programa já atua em 20 áreas, nos municípios de Vila Velha, Viana, Cariacica, Vitória e Serra. Cada localidade é beneficiada com ações das secretarias de Governo, sob coordenação da Secretaria de Ações Estratégicas.

Informações à imprensa:
Paula Norbim/Erika Piskac /Márcia Almeida