21/09/2015 15h23 - Atualizado em 05/01/2017 15h18

Estado e municípios unidos para fomentar a cultura

O Sistema Estadual de Cultura, Plano Estadual de Cultura, Programa ES Criativo e o fortalecimento da cultura capixaba foram alguns dos temas  debatidos nesta segunda-feira (21), no I Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Espírito Santo.

O evento contou com a presença de representantes de 22 municípios capixabas, que aprovaram a iniciativa da Secult em promover o diálogo entre o Estado e os municípios. “Esses encontros são um marco para quem está lutando pela cultura no interior. Essa democratização e essa descentralização das ações culturais trazem sangue novo e ânimo para a luta pela cultura capixaba. Quando você está inserido no contexto de luta pela cultura isso é um divisor de água para que essas ações discutidas aqui sejam encaminhadas aos municípios e colocadas em prática. Todas as ideias que foram apresentadas, discutidas, aprendidas vão se transformar em lições para um trabalho que vai render muitos meses de trabalho”, declarou Arnaldo Cardoso, secretário de Cultura, Comunicação e Turismo de Pedro Canário. Ele reforça a importância de todas as cidades estarem presentes nas ações da Secult. “É o momento de estar frente a frente com o secretário de Estado da Cultura e apresentar as reivindicações locais e, acima de tudo, aprendendo no coletivo, somando forças para avançar nas ações culturais”, disse.

A secretária geral da Ordem dos Músicos do Espírito Santo, Mary Bachour, também participou do evento e afirmou que levará o que foi debatido para os cerca de quatro mil músicos cadastrados  na ordem. “Esse é um momento muito importante, pois marca a aproximação entre os municípios e o Estado, e com essa união, quem sai ganhando é a cultura e a população capixaba”, pontuou.

Ações da Secult
O subsecretário de Estado de Gestão Administrativa, Ricardo Pandolfi, apresentou as ações que a Secult desenvolve e seguirá realizando em prol do fomento da cultura no Espírito Santo, até 2018, como a criação, em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo, de um calendário cultural oficial.

“O evento foi muito positivo. Os municípios tiveram a oportunidade de falar sobre as ações culturais que vêm realizando, apontar os gargalos enfrentados e fazer reinvindicações. Vamos unir forças para fortalecer a cultura no Espírito Santo”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos.

José Sales Filho, secretário Estadual de Turismo; Ruy Dias, diretor do Sebrae; e Luiz Paulo Vellozo Lucas, diretor-presidente do Bandes; também participaram do I Fórum de Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Espírito Santo.

Criatividade
No período da tarde, o Sebrae promoveu o workshop ‘Desenvolvimento de Ideias e Projetos Culturais’, comandado pela consultora Cecília Bettero. Ela falou sobre a importância de se ter habilidade, competência e conhecimento no fomento da cultura. "Para resolvermos  problemas que estão sendo apresentados para nós agora, com desafios que são atuais, seja relacionado à economia financeira ou não, qualquer situação onde se tenha a necessidade de ter uma postura diferente não se pode agir da mesma maneira. É importante saber ser criativo. Ao invés de enxergar o problema, propor solução. Criatividade é a palavra de ordem para esse momento em que estamos vivendo”, explicou.