06/12/2011 11h21 - Atualizado em 05/01/2017 14h24

Espírito Santo sedia Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura

Pela primeira vez, o Espírito Santo sediará o Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura. A reunião acontecerá na quinta (08) e sexta-feira (09), no Hotel Golden Tulip Porto Vitória, na Enseada do Suá, em Vitória. O fórum contará com a presença do secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura (Minc), e também secretário-geral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), João Roberto Peixe; a Presidente do Fórum de Secretários, Eloísa Galdino; e o secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, José Paulo Viçosi, o Frei Paulão.

Outros 16 secretários estaduais de cultura já confirmaram presença na reunião, que tem como objetivo elaborar propostas com itens importantes para a área cultural, dentre eles o projetos Cultura Viva e Pontos de Cultura, além de discutir a adesão de novos estados ao Sistema Nacional de Cultura (SNC).

Um dos destaques do primeiro dia de reunião é a apresentação do "Plano de Economia Criativa", feita por Luciana Guilherme, diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa (SEC), do MinC. Marcos André, coordenador de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, falará logo em seguida sobre a criação do Plano Estadual de Economia Criativa, e da Incubadora Rio Criativo. Incubadoras são ambientes de trabalho planejados para apoiar empreendimentos com grande potencial inovador.

No segundo dia de reunião, João Roberto Peixe fará a apresentação do desenho final do projeto de apoio aos Estados na elaboração dos seus planos estaduais. Participam desse debate a coordenadora-geral de Estratégias e Gestão de Ações do MinC, Ângela Andrade; e Eloise Livramento, coordenadora do Grupo de Pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional  na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalho de investigação e participação no âmbito dos estudos organizacionais, com ênfase no campo da cultura.

No encerramento do Fórum haverá uma apresentação do projeto de "Promoção Internacional da Música Brasileira", de Michel Nicolau Netto, que é mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); e doutorando em Sociologia na mesma universidade, com estágio em doutorado-sanduíche na Humboldt Universität zu Berlin. Entre 2003 e 2005 foi gerente do Instituto Pensarte e da Brasil Música e Artes (BM&A) - entidade responsável pela exportação da música brasileira.

Histórico

O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura foi fundado em 12 de novembro de 1983. É uma entidade civil sem fins lucrativos, com função consultiva e opinativa sobre a política nacional e regional da cultura brasileira. O Fórum tem por finalidade possibilitar a participação e atuação dos Estados na formulação de diretrizes básicas de uma política cultural comum, e ainda propor mecanismos visando fortalecer os processos do desenvolvimento cultural do País, além de assegurar o intercâmbio artístico e cultural entre os Estados.

Quinta-feira (08)
- 10h30 - abertura da reunião
- 11 horas - Discussão sobre:
Cultura Viva
Pontos de Cultura e inserção do programa de circulação de agentes e bens culturais dentro da implantação do Sistema Nacional de Cultura (SNC)
- 14 horas - Apresentação do Plano de Economia Criativa
Participação: Luciana Guilherme, Diretora de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria de Economia Criativa (SEC)/Minc; e Marcos André - Coordenador do Rio Criativo

Sexta-feira (09)
- 08h30 - Abertura da reunião
- 09 horas - Apresentação do desenho final do projeto de apoio aos Estados na elaboração dos seus planos estaduais.
Participação de Roberto Peixe, Secretário de Articulação Institucional do MinC
Ângela Andrade - Coordenadora MinC; e Eloise Livramento - Coordenadora do Grupo de Pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional  na UFSC
- 12h - Apresentação do Sr. Michel Nicolau Netto sobre o projeto de Promoção Internacional da Música Brasileira

Quem vem