29/09/2009 14h00 - Atualizado em 05/01/2017 15h28

Espetáculos de teatro começam a circular pelo Estado

Além dos shows musicais, o projeto Circulação Cultural começa a levar espetáculos de teatro e dança para todas as regiões do Espírito Santo. "Quatro Danças sobre o Olhar", da Companhia de Dança Mitzi Marzzuti; e "Dinossauros", de Altair Caetano Costa, iniciam a temporada no projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

As novidades serão inseridas na programação de sexta-feira (02) e sábado (03), onde o projeto acontecerá simultaneamente em seis municípios: Montanha, Aracruz, São Mateus, Castelo, Marilândia e Linhares. A entrada para todas as apresentações é gratuita.

Formada por 22 grupos artísticos, a caravana do Circulação Cultural apresentará, até o início de dezembro, 120 espetáculos de teatro, dança e música. A ação irá movimentar teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida para cada um dos espetáculos.

Essa caravana foi formada a partir da publicação de dois editais de incentivo à cultura, realizados anualmente pela Secult. O edital de número 008 contemplou 15 projetos de shows musicais, em diversos gêneros. O outro concurso, de número 007, selecionou sete espetáculos cênicos, de dança e teatro. Cada grupo terá que realizar seis apresentações, até o final do projeto. A ação movimenta teatros municipais e espaços alternativos de cultura, compatíveis com a qualidade exigida para cada um dos espetáculos.

Passado de sucesso

O Circulação Cultural foi realizado pela primeira vez no ano passado, no período de 26 de setembro a 14 de dezembro, a partir de um esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos. As apresentações culturais atraíram aproximadamente 12 mil pessoas, e movimentaram o mercado de trabalho para aproximadamente 250 artistas e técnicos capixabas.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Sexta-feira (02)
- Montanha
Espetáculo - "Dinossauros", de Altair Caetano Costa (teatro)

- Aracruz