05/03/2013 09h28 - Atualizado em 05/01/2017 14h32

Espetáculo "A Revolução do Formigueiro" se apresenta nos palcos do Carlos Gomes em março

Uma rainha opressora e uma formiguinha subordinada, essa é a história por traz da peça infantil "A Revolução do Formigueiro" da Cia de Teatro Por Acaso. A montagem será encenada nos palcos do Theatro Carlos Gomes nesta quarta-feira (06) e em outros quatro dias ao longo deste mês (veja a programação no final da matéria).  As apresentações terão como público jovens e adolescentes de escolas públicas dos bairros atendidos pelo projeto Cultura Presente, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

A peça, dirigida por Joaz Campos, baseia-se no livro homônimo de Nye Ribeiro, girando em torno do encontro entre a rainha e a formiga que, cansada de ser escrava, luta pelo direito de descanso e tempo para brincar. Ao encontrar um grilo, uma borboleta e uma cigarra, a formiguinha revoltada recebe apoio e aliados para lutar por seus direitos no formigueiro.

A produção teatral traz os personagens do livro ao palco para que contem, ao vivo, a história da qual se originam. O espetáculo será apresentado pela "Cia de Teatro Por Acaso" sempre em duas sessões, às 10 horas e às 15 horas.  Essa ação conta com a parceria do Instituto Sincades.

Sobre o Cultura Presente

O projeto Cultura Presente é o braço cultural do Programa Estado Presente - iniciativa do Governo do Espírito Santo para a prevenção e redução da criminalidade, principalmente homicídios, e diminuição dos fatores de vulnerabilidade social presentes em 30 aglomerados de bairros em todo o Estado.

O secretário de Estado da Cultura do Espírito Santo, Maurício José da Silva, explica que essa grande mobilização institucional objetiva contribuir para a melhoria das condições de desenvolvimento dos moradores desses lugares ao promoverem a autoestima e o senso de pertencimento local. "O intuito do governador Casagrande, por meio da Secult, é garantir o acesso aos meios de produção e fruição cultural para todas essas comunidades, estimulando assim a participação atuante do cidadão na sociedade", afirma.

Ficha técnica "A Revolução do Formigueiro":

Elenco: Mauro Pinheiro, Léia Rodrigues, Gabriela Saadi e Thiago Pinhati
Direção: Joaz Campos (SP)
Iluminação: Jorgemar de Oliveira

Serviço:

Peça "A Revolução do Formigueiro"
Theatro Carlos Gomes - Praça Costa Pereira  - Centro de Vitória
Horários: às 10 e às 15 horas

06/03 (quarta-feira):
Escolas Municipais de Vitória

11/03 (segunda-feira):
Escolas Municipais de Vila Velha e Cariacica