09/05/2011 11h32 - Atualizado em 05/01/2017 15h42

Escritoras capixabas se encontram na Biblioteca Pública Estadual



Durante três dias de maio a Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), localizada na Praia do Suá, abrigará a segunda edição do "Encontro de Escritoras Capixabas", realizado pela Academia Feminina Espírito-santense de Letras (AFESL), com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e da Prefeitura Municipal de Vitória.

A abertura do encontro será na quarta-feira (11), às 14h30, com a "Contação de História", coordenada pela professora Silvana Sampaio. Logo após, às 18h30, haverá a apresentação "Vivo porque escrevo", com coordenação da escritora Wanda Maria Bernardi Capistrano.

O ciclo de palestras fechará a programação do dia: "Um olhar histórico sobre mulheres artistas do teatro revista e cantoras do rádio. Tendências da época?", com a professora Leá Brígida Rocha, será realizado às 19 horas; "A mulher leitora: também os pincéis lhe dão cor", com o professor Santinho Ferreira de Souza, às 20 horas; e "Musas em movimento", com a professora Sônia Maria da Costa Barreto, às 21 horas. Todas essas palestras serão mediadas pela jornalista e escritora Thelma Maria Azevedo.

Na quinta-feira (12), das 18 às 19 horas, acontecerá o lançamento de várias obras inéditas de escritores capixabas. Entre os títulos destacam-se "Esmaltes e camafeus", de Giully Furtado; "Arcano dezenove", de Renata Bomfim; "Fragmentos de mim", de Marlusse Pestana Daher; "O papel da mulher e a mulher de papel: vida e obra de Maria Antonieta Tatagiba", de Karina de Rezende Tavares; "O parque das felicidades", de Bernadette Lyra; "O teatro se subjuga ao poder? - idéias esquartejadas sempre renascem", de Ester Abreu; e "Recordação de Muqui - Cidade Menina", também de Ester Abreu.

Com o lançamento dos livros, será realizada a posse da escritora Bernadette Lyra como Acadêmica Correspondente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras. Haverá ainda a exibição do documentário "Judith, a senhora cidadã", produzido por Susi Nunes, no auditório da biblioteca.

O ciclo de palestras continua na quinta-feira com os temas "A leitora de Italo Calvino: da presença feminina no romance à continuidade das histórias", às 19 horas, com a professora Rita de Cássia Maia; "Segredos e mentiras: como se tecem as histórias das mulheres", às 20 horas, com a professora Bernadette Lyra; "A mulher na academia: histórico e desafios", às 21 horas, com o professor Francisco Aurélio Ribeiro. A mediadora será Josina Nunes Drumond.

A sexta-feira (13) contará com mais quatro palestras, mediadas pela professora Regina Menezes Loureiro. Os assuntos serão "Vozes da agonia: Joana D?Arc pelos vieses do romance e da dramartugia", às 19 horas, com a escritora Renata Bomfim; "As várias frentes de Maria Helena Teixeira de Siqueira: escritora, mãe, mulher", às 19h40, com o professor Anaximandro Amorim; "Zilma Coelho Pinto, A louca do Itapemerim", às 20h20, com a professora Alise Therezinha Cypreste; e para encerrar, "A presença da música no limiar da Academia Feminina Espírito-santanse de Letras", às 21 horas, com a presidente de honra da AFESL, Maria das Graças Silva Neves.

Serviço

"II Encontro de Escritoras Capixabas"
Local: Biblioteca Pública Municipal
Endereço: Av. João Baptista Parra, 165, Praia do Suá - Vitória/ES
Data: de 11 a 13 de maio de 2011
Entrada franca

Programação

- Quarta-feira (11)

Das 14h30 às 15h30min

Contação de História
Coordenação: Professora Silvana Sampaio. Membro da AFESL.

Das 18h30 às 19 horas

Apresentação: Vivo porque escrevo.
Coordenação: Wanda Maria Bernardi Capistrano Alckmin. Membro da AFESL.

Das 19h às 22 horas

Palestras mediadas por Thelma Maria Azevedo. Membro da AFESL. Jornalista. Escritora. Criadora e mantedora na internet do site www.poetas.capixabas.nom.br

19 horas

Um Olhar Histórico Sobre Mulheres Artistas do Teatro Revista e Cantoras do Rádio. Tendências de Época?
Palestrante: Professora Léa Brígida Rocha de Alvarenga Rosa. Membro da AFESL. Doutora em Ciências Humanas e Mestre em História. Professora aposentada da UFES. Escritora.

20 horas

A Mulher Leitora: Também os Pinceis lhe dão Cor.
Palestrante: Professor Santinho Ferreira de Souza. Professor da UFES. Doutor em Estudos da
Literatura/ PUC. Coordena a RELer&fazer - Rede de Experiências em leitura.

21 horas

Musas em Movimento.
Palestrante: Professora Sônia Maria da Costa Barreto. Membro da AFESL. Doutora em Comunicação e Semiótica PUC/SP. Mestre em Educação/ UFES. Pesquisadora/UFES. Escritora.

Quinta-feira (12)

Das 14h30 às 15h30

Contação de História
Coordenação: Professora Silvana Sampaio. Membro da AFESL.

A partir das 18 horas

Lançamentos - obras inéditas de escritores capixabas.

Das 18h30 às 19 horas

Recital
Coordenação: Professora Maria Filina Salles de Sá de Miranda. Membro da AFESL.

Das 19 às 22 horas

Palestras
Mediadora: Josina Nunes Drumond. Membro da AFESL, AEL e AFEMIL. Doutora em Comunicação e Semiótica/ PUC/SP e Mestre em Estudos Literários/Ufes. Membro da Federação Nacional dos Professores de Francês.

19 horas

A Leitora de Ítalo Calvino: da Presença Feminina no Romance à Continuidade das Histórias.
Palestrante: Professora Rita de Cássia Maia. Doutora em Literatura Brasileira.  Gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo.

20 horas

Segredos e Mentiras: Como se Tecem as Histórias das Mulheres.
Palestrante: Professora Bernadette Lyra. Doutora em Artes/Cinema ECA/USP. Pós-Doutora pela Universidade René Descartes (Sorbone-França). Escritora.

21 horas

A Mulher na Academia: Histórico e Desafios.
Palestrante: Professor Francisco Aurelio Ribeiro. Membro da ALES e IHGES. Escritor. Bacharel em Direito e Letras Português - Inglês. Mestre e Doutor em Literatura Comparada. Escritor.

Sexta-feira (13)

Das 14h30 às 15h30

Contação de História
Coordenação: Professora Silvana Sampaio. Membro da AFESL.

Das 18h30 às 19 horas

Recital
Coordenação: Valsema Rodrigues da Costa. Membro da AFESL.

Das 19 às 22 horas

Palestras

Mediadora: Professora Regina Menezes Loureiro. Membro da AFESL, IHGES e Membro correspondente da Academia Cachoeirense de Letras. Editora do Informativo "As Acadêmicas". Escritora. Advogada.

19 horas

Vozes da Agonia: Joana D'Arc Pelos Vieses do Romance e da Dramaturgia.
Palestrante: Renata Bomfim. Membro da AFESL. Educadora Socioambiental. Mestre e Doutoranda em Letras/ Ufes. Escritora.

19h40

As Várias Frentes de Maria Helena Teixeira de Siqueira: Escritora, Mãe, Mulher.
Palestrante: Professor Anaximandro Amorim. Membro da AESL. Advogado. Escritor. Autor do site www.anaximandroamorim.com.br.

20h20

Zilma Coelho PIinto, "A Louca do Itapemirim".
Palestrante: Professora Ailse Therezinha Cypreste Romanelli. Membro da AFESL. Escritora.
Mestre em Educação/ Ufes.

21 horas

A Presença da Música no Limiar da AFESL - Academia Feminina Espírito-Santense de Letras.
Palestrante: Maria das Graças Silva Neves. Presidente de Honra da AFESL. Diretora- Presidente do Centro Musical Villa-Lobos. Membro da Academia Nacional de Música, AESL e IHGES.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Simony Fadini
36367110 / 9902 1627
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard