24/10/2014 09h59 - Atualizado em
05/01/2017 15h00
Encontro sobre Editais Abertos para Projetos de Preservação da Memória
24/10/2014
Com a finalidade de apresentar os editais "Prêmio Pontos de Memória", do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM e "Programa Primeiro Museu", do Museu da Família, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promove o encontro sobre Editais Abertos para Projetos de Preservação da Memória, na próxima quarta-feira (29), às 14h, no Museu de Arte do Espírito Santo (MAES), em Vitória.
O Prêmio Pontos de Memória vai selecionar e premiar 47 ações desenvolvidas por iniciativas de memória e museologia social, visando reconhecer, incentivar e fomentar a continuidade e sustentabilidade na perspectiva do Programa Pontos de Memória. Dessas, 44 devem ser ações desenvolvidas por grupos, povos e comunidades em âmbito nacional e três ações desenvolvidas por brasileiros residentes no exterior, que se caracterizem por ações de registro e representação da sua memória. Os prêmios serão no valor de R$ 30 mil. O edital está aberto até dia 20 de novembro de 2014.
O Programa Primeiro Museu oferece e propicia a qualquer município brasileiro a abertura de museus comunitários (virtuais e físicos) até então inéditos na localidade. A ideia é simples, mas se faz urgente: resgatar e preservar a memória das famílias moradoras para se construir um patrimônio cultural local. O Programa atenderá nos anos de 2014 e 2015 um total de 60 inscritos com projetos de valor máximo de R$ 600 mil para cada município. O edital está aberto até dia 15 de dezembro de 2014.
A apresentação dos editais será realizada pela museóloga Paula Nunes Costa e pelo gestor dos pontos de cultura Herialdo Plotegher. João Bispo Junior, coordenador do Museu da Memória da Grande São Pedro vai relatar sua experiência no programa Pontos de Memória e o plano de trabalho desenvolvido com o apoio do IBRAM.
Para participar do encontro, envie a ficha de inscrição (abaixo) para o e-mail paula.costa@secult.es.gov.br. Serão disponibilizadas 40 (quarenta) vagas.