21/08/2009 14h42 - Atualizado em 05/01/2017 15h04

Encontro discute políticas públicas de valorização das Bibliotecas Públicas Municipais

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBPES), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Cultura (Secult), promoverá o Encontro Anual de Representantes das Bibliotecas Públicas Municipais. São esperadas aproximadamente 150 pessoas na platéia.

O tema "Gestão da Informação e Políticas Públicas para Bibliotecas", será debatido entre esta terça (25) e quinta-feira (27), das 9 às 18 horas, no auditório do Tribunal de Contas do Estado, localizado ao lado da Assembléia Legislativa, na Enseada do Suá, em Vitória.

São objetivos do Encontro: ampliar a rede de informações entre as bibliotecas do Estado; qualificar os funcionários e bibliotecários; fortalecer parcerias em projetos de valorização e qualificação dos serviços de informação e cultura; orientar procedimentos, estratégias e ações para a gestão, organização e preservação de acervos; e debater a função social da biblioteca pública e a competência informacional na era do conhecimento.

O SEBPES

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo, criado em 1990, congrega 78 bibliotecas públicas municipais, correspondendo a 100% dos municípios capixabas; além de cinco bibliotecas comunitárias. É também atribuição do Sistema o gerenciamento da Biblioteca Pública Estadual.

O Sistema distribui acervos às afiliadas e as recadastra periodicamente. São realizadas visitas de supervisão técnica com o objetivo de orientar, avaliar a estrutura, o funcionamento, e a qualidade da Biblioteca Municipal ou Comunitária.

É também dever do Sistema, fomentar o interesse e a participação dos técnicos nos projetos e ações que integram uma política cultural de valorização do livro e de democratização da leitura e do conhecimento.

Programação:

Terça-feira (25)
- 9 horas - Abertura: Secretária de Estado da Cultura - Dayse Maria Oslegher Lemos; e Diretora da BPES - Rita de Cássia Maia.
- 9h30 - Seminário "Formação e Desenvolvimento de Coleções"
? Aquisição e Desbastamento
Coordenadora: Célia Regina da Costa Domingues  (Bibliotecária/SNBP/FBN)
- 14 horas - Organização e Preservação de Acervos
Coordenadora: Célia Regina da Costa Domingues  (Bibliotecária/SNBP/FBN)

Quarta-feira (26)
- 9 horas - Mesa redonda "História e Patrimônio: a preservação das Coleções Especiais da Biblioteca Pública do Espírito Santo"
Palestrantes:
- Alzinete Biancardi (Ciências da Informação/Ufes);
- Reinaldo Santos Neves (Neples/MEL/Ufes);
- Paulo Roberto Sodré (DLL/MEL/Ufes); e
- Fernando Achiamé(IHGES).
- 11h30 - Visita à Biblioteca Pública do Espírito Santo
- 14 horas- Programa de gerenciamento de bibliotecas: BIBLIVRE
Palestrante: Márcia Valéria da Silva (Bibliotecária responsável pela Divisão de Análise da Informação - Centro Universitário da Cidade - UniverCidade/RJ)

Quinta-feira (27)
- 9 horas - Programa de gerenciamento de bibliotecas: BIBLIVRE
- 14 horas - Palestra "Informação e Cultura: gestão de atividade/ação cultural em bibliotecas"
Palestrante: Prof.ª Meri Nádia Marques Gerlin (Ciências da Informação/Ufes)
- 16 horas - Programa "Rede Cultura Jovem" com o Subsecretário de Estado da Cultura - Erlon José Paschoal

Serviço:

Encontro Anual de Representantes das Bibliotecas Públicas Municipais
Local: Auditório do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (Rua José Alexandre Buaiz, n.º 157 - ao lado da Assembléia Legislativa)
Data: de 25 a 27 de agosto
Informações: (27) 3137 9349.
E-mail - sebp@secult.es.gov.br

Assessoria de Comunicação/Secult