08/02/2012 12h24 - Atualizado em 05/01/2017 14h25

Documentário de jovens de Muqui será exibido no Canal Futura

Os "O Palhaço Menino"e "Diário de Produção" que retratam e contam a história da Folia de Reis é inserido na programação de 2012 do Canal Futura

Depois de conhecer e registrar as manifestações das Folias de Reis no Sul do Espírito Santo e viajar para a Europa, onde fizeram filmagens, pesquisas e entrevistas sobre a origem portuguesa e colonial do folguedo, o Grupo Cultural Etc, coletivo de jovens realizadores da cidade de Muqui, lança as bases para o lançamento do documentário "O Palhaço Menino" e do livro "Diário de Produção". Com o apoio do Canal Futura, será possível projetar o projeto em âmbito nacional através da exibição na grade de programação de 2012.

O documentário "O Palhaço Menino" é fruto do projeto "Foliões: histórias de Folias de Reis" e tem foco na apresentação do folguedo, da cultura popular capixaba e de sua tradição através de linguagem mais dinâmica, criativa, híbrida e despojada, atraindo, prioritariamente, o público jovem. A obra traz histórias de Folias de Reis a partir de entrevistas com foliões e, através de elementos ficcionais, narra a história de um menino apaixonado pelo folguedo.

Coordenado pelo jovem Leonardo Alves e pelo Grupo Cultural ETC, coletivo de jovens realizadores do Espírito Santo, o projeto e o documentário partiram da pequena cidade de Muqui, que abriga o Encontro Nacional de Folias de Reis mais antigo do Brasil, seguindo por cidades do interior sul capixaba como Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul e Bom Jesus do Norte. Além disso, entrevistas e imagens foram captadas durante passagem pela Europa, em cidades como Lisboa, Porto e Ovar, onde o realizador tentou imprimir e contextualizar a origem colonial do folguedo através de intercâmbio e diálogo intercultural.

Tendo em vista a grandiosidade e potencialidade das manifestações culturais regionais brasileiras, o projeto e o documentário dão visibilidade aos grupos de folia, traduzindo e conferindo valor a estes personagens, tornando-os protagonistas de todo o processo.

Mais do que um projeto experimental ilustrativo de pesquisa, o documentário deseja se tornar um produto cultural referente, podendo ser um rico suporte pedagógico sociocultural em comunidades e escolas, preenchendo, talvez, a necessidade da busca pela criação de uma autonomia didática livre de padrões arcaicos.

A carência de publicações de estudos de linguagem desregrada, direta, atraente e dinâmica levou o diretor e o coordenador do projeto a criar o livro "Diário de Produção", resultado de toda a fase de pesquisa e produção do Documentário "O Palhaço Menino" e do projeto "Foliões: histórias de Folias de Reis". A obra traz relatos e crônicas escritas durante as pesquisas e as filmagens realizadas em comunidades rurais do município de Muqui e de outras cidades visitadas pela equipe de produção.

O lançamento do projeto, incluindo o livro e a exibição do documentário no Canal Futura estão previstos para o mês de abril de 2012.

Todo o projeto tem apoio da Secretaria de Cultura do Espírito Santo, do Ministério da Cultura do Brasil, Causa Concept, Canal Futura, UFOP, TV Gazeta Sul (ES), Grafband, Liana Cola, Rede Cultura Jovem / Portal Yah, Câmara Municipal de Lisboa, Porto e Ovar e Universidade do Porto.