16/09/2015 08h14 - Atualizado em 05/01/2017 15h18

Documentário “Brasil Talian” será exibido no Arquivo Público

Inserida nas atividades que marcam o lançamento nacional do documentário “Brasil Talian”, o Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES) promove, nesta quarta-feira (16), às 18h30, a exibição do filme na sua sede. Dirigido por André Costantin e produzido por Fernando Roveda entre 2011 e 2014, a obra tem como tema a preservação dos dialetos da imigração italiana no Rio Grande do Sul e no Espírito Santo, com filmagens nos municípios de Vitória, Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante.

De acordo com a professora de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marley Terezinha Pertile, o Talian está historicamente vinculado aos dialetos provenientes do norte da Itália, mas com características próprias, derivadas do contexto brasileiro que o diferem da matriz original e também de outras regiões. Marley ressalta as barreiras para a continuidade da língua, uma vez que o português foi decretado como a única forma oficial aceita de expressão da comunicação, o que contribuiu para que ela permanecesse em estado de estagnação por um longo período de guerra (1936 a 1945) e pós-guerra.

O documentário faz parte do esforço para divulgar a diversidade linguística, composta por um acervo quase oculto de línguas indígenas e de imigração, e trazer os fragmentos do Talian. Para isso, investigaram-se as pontes identitárias no espaço e no tempo das regiões e montanhas do Brasil e da Itália, com destaque às falas dos avós – os “nonos” e “nonas” - as quais melhor definem a memória e permanência do dialeto.

Comites
Antes da exibição do filme os conselheiros do “Comitato degli Italiani all’Estero – Comites”, que representam os interesses da comunidade italiana do Espírito Santo junto ao Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, apresentarão às entidades e associações de cultura italiana, que atuam no Estado, a proposta de criação da Casa d’Itália no Espírito Santo.

Serviço:
Lançamento do filme “Brasil Talian” e apresentação da proposta da Casa d’Itália do Espírito Santo.

Sede do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Rua Sete de Setembro, nº 414, Centro, Vitória
Horário: 18h30

Informações à imprensa:
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Jória Motta Scolforo
3636-6117/99633-3558
comunicacao@ape.es.gov.br
Facebook:Arquivo Público do Estado do Espírito Santo
Instagram:ArquivoPublicoES

 

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard