29/08/2011 08h20 - Atualizado em 05/01/2017 15h44

Divulgada lista de selecionados para a masterclass com Janete Dornellas

A Associação Coro de Câmara de Vitória divulgou a lista de selecionados para a Masterclass oferecida pela soprano Janete Dornellas. São 39 vagas, sendo nove delas destinadas à parte técnica, e cujos nomes estão listados a seguir:
 
  • João Marcos Charpinel
  • Dayvison Martins
  • Débora Soares
  • Luana Shaeffer
  • Natália Hubner
  • Elise Veríssimo
  • Priscila Aquino
  • Davi Queiroz
  • Marcia Lyra

As demais 30 vagas são destinadas a ouvintes.

O projeto faz parte do edital 002/2011, sobre produção de ópera e qualificação de profissionais no estado do Espírito Santo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em que o contemplado foi a Associação. Ainda em setembro, nos dias 23, 24 e 25, ela apresentará gratuitamente a primeira récita do projeto "Ópera Pagliacci", em Vitória.

A masterclass oferecerá 39 vagas, sendo nove efetivas, em que a professora auxiliará particularmente cada aluno, além de ensinar a parte técnica, e as outras 30 vagas são destinadas a ouvintes. A seleção dos inscritos será feita pelos realizadores da ópera, que vão dar preferência para alunos e profissionais de canto erudito.

O curso é gratuito e acontecerá na sexta-feira (09), das 09 às 12 horas e das 14 às 18 horas; no sábado (10), das 09 às 13 horas; e na segunda-feira (12), das 09 às 12 horas e das 14 às 18 horas. A aula será ministrada no Antigo Instituto João XXIII.

A proposta da masterclass é através do processo do aluno cantar e o professor ouvir, haver uma troca de conhecimentos. A aula busca atingir o objetivo, utilizando um enfoque mais lúdico, fugindo da idéia de que estudar canto erudito é um processo difícil, longo e sofrido. Além disso, estudará a ligação do corpo e a mente com o canto. O estudo desses aspectos será realizado com exercícios de técnica, de relaxamento e autoconhecimento.

Janette Dornellas

Formada em canto pela Universidade de Brasília, na música popular, começou sua carreira ao lado de Cássia Eller, no show Dose Dupla, realizado na Sala Martins Penna em 1985.

A soprano atua também em peças teatrais, musicais, concertos com orquestra e em recitais divulgando a canção erudita brasileira.

Janette já participou de diversas premiações, entre elas, em 1998,  ganhou o Terceiro Lugar no VI Concurso Internacional de Canto Carlos Gomes, no Rio de Janeiro, sendo a única brasileira entre os três primeiros colocados. Em 1999, participou do Ellen Faull Gordon Vocal Competition em Portland, Oregon, ficando entre os 10 finalistas, sendo a única estrangeira entre os 51 concorrentes. Em 2003, foi convidada pela presidência da FUNARTE para ser a curadora de uma exposição sobre a cantora Cássia Eller, com quem começou sua carreira musical. Em 2006, ajudou a fundar a  Associação dos Músicos do DF e Entorno (ASSOM), da qual faz parte também como Diretora de Produção e Difusão.

Atualmente atua como professora substituta da Universidade de Brasília, professora temporária da Escola de Música de Brasília e tutora à distância do curso de licenciatura em música da Universidade Aberta do Brasil (Uab), que faz parte da Universidade de Brasília (UnB).

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Secult
Larissa Ventorim
Texto: Letticia Müller - estagiária
3636 7110 / 9902 1627
larissaventorim@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard