26/10/2010 11h13 - Atualizado em 05/01/2017 15h37

'Dia Internacional da Animação' marca programação de pré-eventos do 17° Vitória Cine Vídeo


Com entrada gratuita, a mostra de curtas nacionais e internacionais acontece no Cine Metrópolis nesta quinta-feira (28), às 19h30, e , simultaneamente, em mais de 400 cidades do Brasil , além de outros 30 países, como França, Estados Unidos e Coréia do Sul.

Pelo sétimo ano consecutivo, o Dia Internacional da Animação é celebrado no Brasil com uma mostra, simultânea e gratuita, de curtas-metragens nacionais e internacionais. No dia 28 de outubro, às 19h30, haverá exibições em mais de 400 cidades do país, organizadas pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA).

Em Vitória, a mostra acontecerá no Cineclube Metrópolis, na Ufes, às 19h30, e marca a programação gratuita de pré-eventos do 17º Vitória Cine Vídeo. Na capital capixaba, a comemoração é organizada pelo Instituto Marlin Azul e pela Galpão Produções, em parceria com o Cineclube Metrópolis.

Este é o maior evento simultâneo do gênero do mundo, que tem como principal objetivo difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e proporcionando aos espectadores o acesso a essa arte cinematográfica, institucionalizando o dia 28 de outubro como referência histórica da animação mundial na sociedade brasileira.
O Dia Internacional da Animação também acontece em mais de 30 países, como França, Estados Unidos, África do Sul, Irã, Romênia, Coréia do Sul, Austrália, Bulgária que fazem intercâmbio de suas mostras.
Em 2010 foram inscritos 73 curtas-metragens em animação de vários estados brasileiros. Destes, foram selecionados 11 para o programa oficial brasileiro que será exibido em todas as cidades participantes no Brasil e nos 51 países membros da Associação Internacional do Filme de Animação.

A Mostra Nacional 2010 contará com a exibição de curtas metragens como "Tromba Trem - O estrangeiro", de Zé Brandão; "Como comer um elefante", de Jansen Raveira e "Eu queria ser um monstro", de Marão (RJ); "Doce Ballet", de Lina Fridman e Maira Fridman; "Quando as cores somem", de Luciano Lagares (SP), entre outros. Entre os selecionados da Mostra Internacional, destaque para "Pássaros", de Filipe Abranches (Portugal); "Kensho", de Daniel Kang (EUA); "Zsa Zsa Zsu", de Tromarama (Indonésia) e "Hide & Seek", de Sherif Abbas (Egito).

"Proporcionar à diversas cidades brasileiras a exibição de filmes de animação, com entrada franca, criando debates e discussões é o principal objetivo da organização do DIA, que pretende despertar o interesse do público em fazer cinema de animação, revelar talentos e integrar as pessoas. O evento gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura", revela Luciana Druzina, coordenadora do Dia Internacional da Animação.

Este ano, a mostra acontece em todos os estados do país. O evento busca ainda alavancar a divulgação dos filmes nacionais para o mercado estrangeiro, através do intercâmbio com outros países. A programação de cada cidade pode ser conferida no site www.vitoriacinevideo.com.br. O Instituto Marlin Azul realizará ainda sessões especiais, exibindo a mostra infantil do Dia Internacional da Animação. Serão três sessões: duas na ONG Obra Social Nossa Senhora das Graças, em Jucutuquara, e uma no Orfanato Cristo Rei, em Cariacica.
Sobre o Dia Internacional da Animação:

A mostra foi criada em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação para comemorar o Dia Internacional da Animação.  Foi nesta data que Émile Reynaud, em 1892, realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Essa projeção foi a primeira exibição pública de imagens animadas (desenhos animados) do mundo.

O DIA tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura - Lei Rouanet e conta com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em mais de 50  países no mundo.
Concurso de Flipbook

Ainda como parte do incentivo ao cinema de animação, o 17º Vitória Cine Vídeo continua com inscrições abertas até 30 de novembro para a terceira edição do Concurso Nacional de Flipbook. O objetivo é estimular a produção, a experimentação e a pesquisa em diversas técnicas de animação, contribuindo para o desenvolvimento deste gênero do cinema.

O flipbook é um livro no qual cada página contém um desenho, formando uma seqüência. As páginas, ao serem viradas rapidamente, proporcionam a ilusão de movimento. O melhor trabalho receberá como prêmio a impressão de 300 exemplares, além de R$ 2 mil em dinheiro. O vencedor do 3º Concurso Nacional de Flipbook será anunciado durante o festival, que acontecerá de 06 a 11 de dezembro.

Para se inscrever o candidato deve ser brasileiro, maior de 18 anos, mas não precisa ser profissional da área para participar. Basta enviar um envelope contendo uma cópia digital do flipbook em formato tiff com 300 dpi de resolução e outro envelope lacrado contendo uma cópia da cédula de identidade, cópia do comprovante de residência e a ficha de inscrição preenchida. O formulário e um manual com dicas para a produção de um flipbook estão à disposição dos interessados no site www.vitoriacinevideo.com.br. O material deve ser enviado para o seguinte endereço: Instituto Marlin Azul - Rua Professora Maria Cândida, n° 15, Bairro República, Vitória, ES - CEP 29070-210.

Serviço

Dia Internacional da Animação
Quinta-feira (dia 28/10), às 19h30
Local: Cineclube Metrópolis - Avenida Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras - Vitória
Entrada Franca

Informações: 27 3327 2751 / www.vitoriacinevideo.com.br
3º Concurso Nacional de Flipbook
Inscrições: Até 30 de novembro

Regulamento, ficha de inscrição e manual: www.vitoriacinevideo.com.br
Informações: (27) 3327-2751

Notícias

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard