29/09/2009 12h41 - Atualizado em 05/01/2017 15h28

Curta-metragem de Erly Vieira Jr. é lançado com recurso de edital da Secult

O cineasta e escritor Erly Vieira Jr. lança um novo trabalho por meio do edital de incentivo da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), publicado em 2008, que apoiou financeiramente a finalização da produção da obra cinematográfica de curta-metragem. Chamado "Avenca", o filme será lançado na próxima sexta-feira (02), às 19 horas, no Cine Metrópolis, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Na ocasião também será apresentado o filme "Meninos", da cineasta capixaba Ursula Dart. A entrada é franca.

O edital também apoiou a finalização dos curtas: "O homem que sonhava fotografia", de Tião Xará, apresentado em junho no Metrópolis; "Insano Jazz", de Hélio Coelho, lançado no Anima Mundi Festival, no Rio de Janeiro; e "Ai de Ti", de João Moraes, a ser lançado durante o Vitória Cine Vídeo, no final de novembro. O apoio financeiro destinado à finalização de todos estes curtas contemplados pelo edital foi de R$ 75 mil.

Com Letícia Braga

Este é o terceiro trabalho que Erly realiza em parceria com a atriz Letícia Braga, numa série que compreende ainda os filmes "Grinalda" (2006) e "Eu que nem sei francês" (2008). Desta vez, o desafio dele foi trabalhar a banalidade do dia-a-dia, com seus silêncios e minúcias. A personagem de Letícia não possui diálogos. No máximo, murmúrios. Se no curta anterior a personagem tagarelava até as palavras perderem o sentido, em "Avenca", as únicas palavras estão nos créditos finais, na citação de dois versos do escritor capixaba Douglas Salomão, que serviram de inspiração para o curta: "Pé de pitanga é danado pra dar marimbondo./ Avenca só dá em casa de gente feliz".

Sobre o diretor

Como roteirista e diretor, Erly Vieira Jr. realizou os filmes "Macabéia" (2000), co-dirigido por Lizandro Nunes e Virgínia Jorge; "Pour Elise" (2004), "Saudosa" (2005), co-escrito e co-dirigido com Fabrício Coradello; "Grinalda" (2006), "Eu que nem sei Frances" (2008); e "Avenca" (2009). Os quatro primeiros filmes estão reunidos no DVD "Algumas estórias", de 2008.

Professor do Departamento de Comunicação da Ufes, Erly também é Mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorando em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Publicou os livros "Contraponto, Reta, Plano" (Poesia, Ed. Florecultura, 1999); "- sse" (Contos, Secult, 2008); e Rodapés (Secult, 2009, no prelo). Também foi co-organizador da antologia literária "Instantâneo" (Secult/Neples-Ufes, 2005), reunindo 38 autores contemporâneos do Espírito Santo.

Avenca
Um filme de Erly Vieira Jr - (Ficção, 35 mm, 10 min)
Elenco: Letícia Braga
Direção, edição e imagens: Erly Vieira Jr.
Roteiro: Erly Vieira Jr e Letícia Braga
Produção: Faketown Produções e Casa do Lago
Direção de arte: Eduardo Mello
Edição de som: Cons